Biólogos se assustam ao ver tubarão mais velho do mundo no Caribe

Habitat natural da espécie é o Ártico.

Elisson Amboni
Tubarão-da-Groenlândia é a espécie de vertebrado mais velha do mundo. Imagem: Julius Nielsen/Science

Biólogos marinhos ficaram surpresos quando se depararam com um tubarão-da-Groenlândia, o vertebrado de vida mais longa do planeta, no Mar do Caribe. Essa criatura misteriosa está a milhares de quilômetros de distância de seu habitat típico de águas frias, de acordo com um estudo marinho recente.

A equipe de pesquisadores estava marcando e temporariamente capturando tubarões-tigres ao largo da costa de Belize quando se depararam com essa criatura ancestral. A revelação foi descrita em um artigo recentemente publicado no periódico científico Marine Biology.

Uma visão surpreendente

Os biólogos haviam estabelecido uma linha no Atol de Glover’s Reef, em Belize, como parte de seu monitoramento e pesquisa dos tubarões-tigres. Ao retornarem, descobriram que sua linha havia se movido vários quilômetros além do recife de coral, em águas com profundidade de até 600 metros. O resultado disso foi nada menos que um tubarão-da-Groenlândia.

“Ele parecia muito, muito velho”, enfatizou Hector Daniel Martinez, um dos pesquisadores, referindo-se ao habitat em águas profundas do tubarão. A suposição inicial era de que haviam capturado um tubarão-seis-guelras, um predador dominante das profundezas do mar. No entanto, após fotografar o animal raramente visto, confirmaram que se tratava “provavelmente” de um tubarão-da-Groenlândia.

“De repente, vimos uma criatura muito lenta e letárgica sob a superfície da água”, disse Devanshi Kasana, bióloga e candidata a PhD no Laboratório de Ecologia e Conservação de Predadores da Universidade Internacional da Flórida, ao Mashable. “Parecia algo que existiria em tempos pré-históricos.”

Pesquisadores avaliam o tubarão-da-Groenlândia encontrado no Caribe. Imagem: Devanish Kasana

Vida nas profundezas do mar

Os tubarões-da-Groenlândia são habitantes do mar profundo, vivendo a milhares de pés de profundidade na completa escuridão. Eles possuem uma vida surpreendente de 250 a 500 anos. A maioria dos detalhes sobre suas vidas incrivelmente longas permanece desconhecida devido à sua natureza elusiva.

Seu estilo vida lento é uma adaptação para a escassez de nutrientes no mar profundo. Nessas profundezas, eles crescem, se movem e envelhecem lentamente, conservando energia.

Predador do Ártico em águas tropicais

Embora seja inesperado encontrar um tubarão-da-Groenlândia próximo a um recife de coral em Belize, não é totalmente impossível. Esses tubarões habitam as águas profundas do Oceano Ártico e também podem viver em outras regiões oceânicas profundas, incluindo o Caribe.

A inclinação do recife em que ele estava é de aproximadamente 3 km de profundidade, proporcionando um ambiente frio e escuro adequado para os tubarões-da-Groenlândia. Essa descoberta levanta questões sobre se este tubarão-da-Groenlândia específico migrou das águas árticas para o Caribe ou se passou grande parte de sua vida nas águas tropicais da região.

Muitos biólogos estão crentes que pode haver mais dessas criaturas enigmáticas escondidas nas profundezas escuras do Caribe. “Duvido que seja o único”, disse Demian Chapman, diretor Pesquisa sobre Conservação de Tubarões e Raias do Laboratório e Aquário Mote Marine.