Connect with us

Hi, what are you looking for?

megalodon
megalodon
Megalodon perseguindo duas baleias Eobalaenoptera. Imagem: Karen Carr / Wikimedia Commons

Animais

Viveiros de megalodontes revelam lado suave do maior tubarão conhecido

O enorme tubarão extinto megalodonte provavelmente não te lembra paternidade ou brincadeiras com filhotes. Mas os berçários para megalodontes juvenis e bebês eram mais difundidos do que se pensava.

Logo, um crescente corpo de evidências sugere que os enormes predadores marinhos alimentaram seus bebês criando-os em berçários. E os cientistas acabaram de adicionar cinco possíveis berçários megalodontes à lista.

Continua depois da publicidade

Ou seja, esses campos de tubarões bebês estão surgindo de toda parte. Por exemplo, cientistas relataram em 2010 que identificaram um viveiro de megalodonte no Panamá. Recentemente, outra equipe de pesquisadores descreveu um novo viveiro de megalodontes no nordeste da Espanha. Eram fósseis de tubarões adultos e filhotes que foram encontrados juntos, a maioria deles pertencendo a jovens e recém-nascidos.

Criação dos filhotes de megalodontes em berçários

Os mesmos cientistas também já analisaram dados de oito outros locais, de 16 milhões a 3 milhões de anos atrás, onde fósseis de Otodus megalodon eram abundantes. Para isso, avaliaram o tamanho do corpo de tubarões individuais e determinaram a proporção de juvenis para adultos. Assim, nomearam quatro berçários adicionais.

Portanto, os resultados sugerem que os adultos de megalodontes comumente criavam seus filhotes em berçários, onde os bebês estariam protegidos até serem capazes de se defenderem sozinhos dos outros predadores no oceano. Também levanta a possibilidade de que o declínio dos viveiros disponíveis pode ter contribuído para a extinção do tubarão gigante, de acordo com o novo estudo.

Continua depois da publicidade

Estima-se que O. megalodon tenha medido até 15 metros de comprimento, o que o torna o maior tubarão predador que já existiu. A maioria dos fósseis de megalodonte data de cerca de 15 milhões de anos atrás e o peixe gigante desapareceu do registro fóssil há cerca de 2,6 milhões de anos.

megalodonte
Megalodon, o maior tubarão predador de todos os tempos, cuidava de seus filhotes como muitos tubarões modernos fazem – criando-os em áreas geográficas definidas conhecidas como viveiros. (Imagem: Hugo Salais, Metazoa Studio)

Hoje, muitos tubarões modernos criam seus filhotes em viveiros. As águas próximas à província de Buenos Aires, no norte da Patagônia, abrigam um viveiro para várias espécies de tubarões. E um viveiro de tubarões tigre de areia (Carcharias taurus), na Grande Baía do Sul de Long Island, hospeda tubarões jovens que vivem lá até os 4 ou 5 anos de idade. Mas o mais antigo viveiro de tubarões conhecido tem mais de 200 milhões de anos, de acordo com casos de ovos fossilizados encontrados ao lado de “dentes de bebê”.

LEIA TAMBÉM: Como o canibalismo no útero desenvolveu o tubarão gigante megalodon

Novo estudo realizado

Para o novo estudo, os pesquisadores investigaram 25 dentes pertencentes a O. megalodon das pedreiras Reverté e Vidal, na província espanhola de Tarragona. Eles usaram a altura da coroa do dente para estimar o tamanho do corpo e identificar quais eram bebês.

Continua depois da publicidade

Os tubarões muito jovens, provavelmente com cerca de um mês de idade, mediam cerca de 4 metros de comprimento. Os juvenis mais velhos, 11 metros de comprimento.

Assim, os cientistas utilizaram algoritmos para modelar e comparar a proporção de juvenis do O. megalodon para adultos em oito locais situados em amplas áreas geográficas. Inclusive, as bacias do Atlântico, Caribe e Pacífico. Consequentemente, determinaram cinco creches potenciais com densidades altas e escreveram no estudo.

Concluindo, os resultados revelam, pela primeira vez, que as áreas de berçário eram comumente usadas por O. megalodon em grandes escalas temporais e espaciais, disseram os autores do estudo.

Continua depois da publicidade

As descobertas foram publicadas na revista Biology Letters.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Animais

Há aproximadamente 400 anos houve uma grande onda de frio que assolou todo o globo terrestre. O gelo atingiu a ilha de Ellesmere no...

Animais

Um novo teste de inteligência em uma espécie cefalópode reforçou como é importante não subestimar a inteligência animal. Os chocos foram submetidos a uma...

Planeta & Ambiente

Daqui a um bilhão de anos, a atmosfera conterá muito pouco oxigênio, tornando-a inabitável para a vida na Terra. Ao menos, as vidas aeróbicas...

História & Humanidade

Uma carta da era renascentista foi desdobrada virtualmente e lida pela primeira vez. Varreduras de raio-X e reconstruções digitais desbloquearam documentos lacrados.