Bactérias mortas por antibióticos emitem ‘aviso’ de perigo às outras

Erik Behenck
Em vermelho as proteínas AcrA e em verde as bactérias E. coli. Imagem: © Universidade do Texas em Austin.

Quando o membro de uma equipe está à beira da morte devido a uma atividade perigosa, é normal que ele avise aos companheiros dos perigos enfrentados. Entretanto, este não é um comportamento apenas humano, já que bactérias mortas por antibióticos conseguem alertar suas vizinhas da situação que também pode lhes atingir.

Os “gritos de morte” não são sons audíveis, mas sim alarmes químicos que elas conseguem transmitir quando estão quase perdendo a vida. Essa ação é conhecida como necrosignação, então elas alertam as bactérias mais próximas sobre a presença de uma ameaça fatal e conseguem salvar muitas parceiras.

Estes avisos se tornam comuns quando elas enfrentam antibióticos. Os gritos são capazes de fornecer tempo suficiente para que muitas passem por mutações e consigam adquirir resistência ao fármaco.

Bactérias mortas por antibióticos podem salvar a colônia que vivem

Existem diversos tipos de bactérias que possuem uma cauda, chamadas flagelos, usadas na locomoção. Inclusive, as bactérias como a Escherichia coli (E. coli) se aglomeram em bilhões de unidades, movendo-se juntas sobre superfícies sólidas, formando um enxame.

Segundo os pesquisadores, “enxames bacterianos são metabolicamente ativos e crescem de forma robusta”. Esse motivo levou a suspeitas de que os enxames poderiam ter seus próprios mecanismos para desenvolver resistência a antibióticos.