Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Astrônomos descobriram o buraco negro que cresce mais rápido no universo

Crédito de imagem: NASA, ESA e D. Coe, J. Anderson e R. van der Marel (STScI)

Astrônomos descobriram o buraco negro que cresce mais rápido no universo conhecido, um monstro que devora uma massa equivalente ao nosso Sol a cada dois dias.

Esta imagem simulada por computador mostra um buraco negro supermassivo no centro de uma galáxia. A região preta no centro representa o horizonte de eventos do buraco negro, onde nenhuma luz pode escapar do aperto gravitacional do objeto maciço.

A poderosa gravidade do buraco negro distorce o espaço em torno dele. A luz das estrelas ao fundo fundo é esticada e manchada enquanto as estrelas roçam pelo buraco negro.

Continua depois da publicidade

Astrônomos descobriram o buraco negro supermassivo, com a massa de 17 bilhões de sóis, em um lugar improvável: no centro de uma galáxia em uma área pouco povoada do universo.

As observações feitas pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA e pelo Telescópio Gemini, no Havaí, podem indicar que esses objetos monstruosos devem ser mais comuns do que se pensava.

Até agora, os maiores buracos negros supermassivos – aqueles com cerca de 10 bilhões de vezes a massa do nosso Sol – foram encontrados nos núcleos de grandes galáxias em regiões do universo repletas de outras grandes galáxias. 

Continua depois da publicidade

De fato, o recordista atual derruba a escala em 21 bilhões de sóis e reside no congestionado aglomerado de galáxias de Coma, que consiste em mais de 1.000 galáxias.

Fonte: NASA

Continua depois da publicidade
Élisson Amboni
Publicado por

Fundador da Sociedade Científica, escreve e traduz para o site sobre vários temas que lhe dão ímpeto. Você pode encontrá-lo no Twitter clicando aqui.

Comentários

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Surto de vômito entre cães foi identificado por pesquisadores como um novo tipo de coronavírus canino não transmissível a humanos.

Espaço

Após um documentarista divulgar imagens intrigantes acerca de um possível OVNI, o Pentágono confirmou sua autenticidade. Nas filmagens, o objeto voador estava sobrevoando um...

Saúde & Bem-Estar

O alumínio é um metal pesado que não é essencial para o corpo humano. Contudo, esse composto é altamente reativo biologicamente e diversos estudos...

Plantas & Animais

No dia 01 de Abril de 2009 cientistas anunciaram o nascimento do primeiro — e único — animal extinto já ressuscitado. Em um artigo...