Asteroide gigante com lua própria próximo da Terra

SoCientífica
Crédito: ESA

O asteroide binário, batizado de 1999 KW4, fez sua maior aproximação às 19h05 (horário de Brasília) do sábado passado. Com distância mínima de 5 milhões de quilômetros da Terra, ele está se movendo a uma velocidade de 50.000 quilômetros por hora.

“É um dos asteroides binários, provavelmente, mais próximos da história recente”, disse o cientista planetário Vishnu Reddy à NBC News. “Isso é o que torna um objeto muito interessante.”

Apesar de 1999 KW4 ser designado como um asteroide potencialmente perigoso, não há chance de atingir a Terra. Mesmo assim, os astrônomos estarão observando-o usando uma combinação de telescópios baseados na Terra e no espaço — parte de um esforço contínuo para melhorar nossas defesas planetárias contra possíveis objetos planetários catastróficos, como os da perturbadora simulação realizada recentemente em Washington.

Descoberto em 20 de maio de 1999, nas instalações do Lincoln-Near-Earth Asteroid Research (LINEAR), no Novo México, Estados Unidos, foi estudado desde então.

O Asteroide 1999 KW4 possui 1,5 km de largura. Isso é aproximadamente três vezes o tamanho de sua lua, que possui uma largura com cerca de 500 metros.

Apesar de relativamente próximo e grande, sua observação a olho nu é impossível. Não seria possível observá-lo como se observa um cometa, que joga gases de gelo no espaço, aumentando em várias vezes o seu tamanho. [Mach, Futurism]

Compartilhar