Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícia

Asteroide gigante com lua própria próximo da Terra

É um dos asteroides binários que passou mais próximo da Terra na história recente.

Crédito: ESA

O asteroide binário, batizado de 1999 KW4, fez sua maior aproximação às 19h05 (horário de Brasília) do sábado passado. Com distância mínima de 5 milhões de quilômetros da Terra, ele está se movendo a uma velocidade de 50.000 quilômetros por hora.

“É um dos asteroides binários, provavelmente, mais próximos da história recente”, disse o cientista planetário Vishnu Reddy à NBC News. “Isso é o que torna um objeto muito interessante.”

Apesar de 1999 KW4 ser designado como um asteroide potencialmente perigoso, não há chance de atingir a Terra. Mesmo assim, os astrônomos estarão observando-o usando uma combinação de telescópios baseados na Terra e no espaço — parte de um esforço contínuo para melhorar nossas defesas planetárias contra possíveis objetos planetários catastróficos, como os da perturbadora simulação realizada recentemente em Washington.

Continua depois da publicidade

Descoberto em 20 de maio de 1999, nas instalações do Lincoln-Near-Earth Asteroid Research (LINEAR), no Novo México, Estados Unidos, foi estudado desde então.

O Asteroide 1999 KW4 possui 1,5 km de largura. Isso é aproximadamente três vezes o tamanho de sua lua, que possui uma largura com cerca de 500 metros.

Apesar de relativamente próximo e grande, sua observação a olho nu é impossível. Não seria possível observá-lo como se observa um cometa, que joga gases de gelo no espaço, aumentando em várias vezes o seu tamanho. [Mach, Futurism]

Continua depois da publicidade
Da Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Comentários

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Surto de vômito entre cães foi identificado por pesquisadores como um novo tipo de coronavírus canino não transmissível a humanos.

Espaço

Após um documentarista divulgar imagens intrigantes acerca de um possível OVNI, o Pentágono confirmou sua autenticidade. Nas filmagens, o objeto voador estava sobrevoando um...

Plantas & Animais

No dia 01 de Abril de 2009 cientistas anunciaram o nascimento do primeiro — e único — animal extinto já ressuscitado. Em um artigo...

Saúde & Bem-Estar

O alumínio é um metal pesado que não é essencial para o corpo humano. Contudo, esse composto é altamente reativo biologicamente e diversos estudos...