Asteroide foi a única causa da extinção dos dinossauros; novo estudo

SoCientífica
Imagem: © Stocktrek Images

A atividade vulcânica não desempenhou um papel direto no evento de extinção em massa dos dinossauros, de acordo com uma equipe internacional de pesquisadores, liderada pela Universidade de Yale. O asteroide foi a principal causa.

Em uma ruptura com uma série de outros estudos recentes, a professora assistente de Geologia e Geofísica da Yale, Pincelli Hull, e seus colegas argumentam em um novo trabalho de pesquisa que os impactos ambientais das erupções vulcânicas gigantescas na Índia, na região conhecida como Armadilhas Deccan, aconteceram muito antes do evento de extinção do Cretáceo-Paleogeno há 66 milhões de anos e, portanto, não contribuíram para a extinção em massa.

A maioria dos cientistas reconhece que o evento de extinção em massa dos dinossauros, também conhecido como K-Pg, ocorreu após um asteroide ter chocado com a Terra. Alguns pesquisadores também se concentraram no papel dos vulcões no K-Pg, devido a indicações de que a atividade vulcânica aconteceu por volta da mesma época.

“Os vulcões podem provocar extinções em massa porque liberam muitos gases, como SO2 e CO2, que podem alterar o clima e acidificar o mundo”, disse Hull, autor principal do novo estudo. “Mas os trabalhos recentes têm se concentrado no momento da erupção da lava e não na liberação de gases”.

Para identificar o momento da emissão de gás vulcânico, Hull e seus colegas compararam a mudança de temperatura global e os isótopos de carbono (um isótopo é um átomo com um número maior ou menor de neutrons do que o normal) dos fósseis marinhos com modelos do efeito climático da liberação de CO2. Eles concluíram que a maior parte da liberação de gás aconteceu muito antes do impacto do asteroide – e que o asteroide foi o único causador da extinção.

“A atividade vulcânica no Cretáceo tardio causou um aquecimento global gradual de cerca de dois graus, mas não a extinção em massa”, disse o ex-pesquisador da Yale Michael Henehan, que compilou os registros de temperatura para o estudo. “Várias espécies se deslocaram em direção aos pólos Norte e Sul, mas recuaram muito antes do impacto do asteroide”.

“Muita gente especulou que os vulcões eram importantes para o K-Pg, e nós estamos dizendo: ‘Não, não eram.'”, acrescentou Hull.

Trabalhos recentes sobre as Armadilhas de Deccan, na Índia, também apontaram para erupções gigantescas no rescaldo imediato da extinção em massa do K-Pg. Estes resultados deixaram os cientistas perplexos porque não há nenhum evento de aquecimento a igualar. O novo estudo também sugere uma resposta a este enigma.

“A extinção dos dinossauros foi uma extinção em massa e isso alterou profundamente o ciclo global do carbono”, disse o associado do pós-doutorado da Yale, Donald Penman, o modelador do estudo. “Nossos resultados mostram que essas mudanças permitiriam ao oceano absorver uma enorme quantidade de CO2 em escalas de longo tempo – talvez escondendo os efeitos de aquecimento do vulcanismo no rescaldo do evento”.

RELEASE / Yale University. Editado levemente para fins editorais.