Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Assista: vídeo mostra lançamento histórico de astronautas pela SpaceX

Ontem, pela primeira vez uma empresa privada lança humanos ao espaço. SpaceX, de Elon Musk faz história com sua tecnologia.

spacex
(Créditos da imagem: SpaceX)

Todos ficaram ansiosos com o lançamento histórico de ontem: pela primeira vez, uma empresa privada, a SpaceX, lançou humanos ao espaço.

Hoje, 31 de maio, a capsula Crew Dragon chegou à ISS (Estação Espacial Internacional) após 19 horas de vôo.

Uma das coisas mais incríveis de que os foguetes da SpaceX são capazes é de pousar para serem reutilizados. Anteriormente, eram descartados no oceano.

Relembre o lançamento:

A nova corrida espacial

Conforme Musk diz a Ashlee Vance em seu livro “Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando o nosso futuro”, a SpaceX nasceu por causa de um sonho: Marte.

Sim, toda essa inovação da jovem empresa, fundada em 2002, possui como intuito final levar o ser humano para Marte, sonho de infância de Musk.

Esse pioneirismo, é claro, não passaria sem concorrência. A corrida espacial é, hoje, diferente da Guerra Fria. Ela ocorre principalmente entre empresas privadas.

Grandes bilionários, como Jeff Bezos, com a Blue Origin e Richard Branson, com a Virgin Galatic, também investem no setor e são os principais concorrentes de Musk, além, é claro, de grandes empresas consolidadas que ficaram para trás, como a Boeing.

O Falcon 9

O foguete que lançou a cápsula Crew Dragon é o Falcon 9, um foguete com dois estágios, feito para alcançar a órbita da Terra. Reutilizável, após o lançamento, o primeiro estágio retorna à Terra e pousa, geralmente em uma balsa.

Já é um foguete consolidado no mercado, constantemente lançando satélites para empresas e governos.

Isso permite que as viagens espaciais sejam extremamente barateadas, com a reutilização de foguetes. No total, de 83 lançamentos do Falcon 9, 31 foram com foguetes reutilizados.

Ele pode carregar até 22 toneladas para a órbita baixa da Terra, 8 toneladas para a órbita geoestacionária, e apenas 4 toneladas para Marte, já que esse último não é seu foco.

Outros foguetes da SpaceX

Para Marte, são dois candidatos principais: Falcon Heavy e Starship.

O Falcon Heavy é, grosso modo, a junção de 3 Falcon 9. Foi ele que lançou, recentemente, o Tesla Roadster para o espaço.

Equipado com 27 motores Merlin, ele pode levar nada menos do que 16,8 toneladas para Marte, e até 63,8 toneladas para a órbita baixa da Terra.

O Starship será o foguete mais poderoso do mundo. Com 120 metros de altura, será maior do que o Saturn V, foguete que levou o homem à Lua.

Ainda em fase de testes, não deve demorar a ser lançado. O bilionário Yusaku Maezawa comprou uma passagem para fazer um passeio na órbita da Lua em 2023 a bordo da nave.

Starlink

Outro projeto impressionante da empresa é o Starlink.

A constelação de satélites já obteve vários lançamentos, e cada um assusta as pessoas, com o brilho do satélite entrando em órbita.

Até o momento, foram lançados 422 satélites, mas a SpaceX já possui autorização para lançar 12 mil. Eles ainda pretendem conseguir autorização para lançar mais 30 mil.

Os pequenos satélites formarão uma constelação com o intuito de fornecer internet de banda larga para todo o planeta.

Os corvos são considerados modelos de cognição em psicologia animal, e são uma das mais fortes evidências de que a consciência é um fenômeno...

No oceano, no meio dos corais, você pode encontrar esse estranho organismo. Embora muitas vezes se pareça com uma pedra circular esverdeada e brilhante,...

Cientistas descreveram, em um estudo publicado no Journal of Mammalian Evolution, uma nova espécie gigante de um dente-de-sabre, Machairodus lahayishupup, que teria vivido na América do...

Um novo estudo mostrou que os tubarões, assim com as aves, se orientam pelo campo magnético da Terra para realizar migrações de longa distância.