As aves conseguem voar acima das nuvens?

Dominic Albuquerque
Algumas aves alcançam alturas impressionantes durante o processo migratório. Imagem: Pexels

Há cerca de 10.000 espécies diferentes de aves. Elas batem suas asas para cima e para baixo de forma a alçarem voo e se moverem no ar, mas há várias formas disso acontecer.

Pombos, por exemplo, voam em linha reta enquanto batem as asas de maneira contínua. Enquanto isso, as alvéolas voam num padrão ondulante, como se desenhassem uma onda. O peneireiro-vulgar consegue se manter num mesmo lugar no ar, sem subir ou descer.

Outro modo de voo é quando as aves planam, batendo as asas de maneira mais suave, abrindo-as e então seguindo de maneira reta. Elas também podem se erguer, ao planar com as asas abertas sobre uma corrente de ar ascendente.

Mas a pergunta aqui é: as aves conseguem voar acima das nuvens? Até qual altura elas alcançam? Descubra abaixo.

As aves conseguem voar acima das nuvens?

Algumas aves conseguem voar acima das nuvens, como as águias e fragatas. Aves migratórias são frequentemente citadas passando um período acima das nuvens, o que as transforma, infelizmente, em vítimas de acidentes com aviões. Contudo, a maioria das aves comuns evitam voar próximo das nuvens, mantendo uma altitude baixa.

Nem todas as aves possuem a capacidade de alcançar altas altitudes. Somente algumas delas conseguem, pois possuem adaptações específicas que aumentam a absorção, circulação e utilização do oxigênio. O grifo-de-Rüppell, o ganso-cabeça-listrada e o pato-real se encaixam nessa categoria.

pexels philippe donn 1133957
Há várias formas de voo. O beija-flor, por exemplo, é a única ave que consegue voar para trás e permanecer imóvel no ar.

Nuvens tempestuosas não interrompem as águias: elas alcançam pontos altos no céu para evitar a chuva, conseguindo chegar a uma altitude de 3048 m acima do nível do mar com facilidade

Essa altitude é inacessível a muitas aves. Além disso, a névoa e as nuvens baixa reduzem a visibilidade de voo, afetando a orientação das aves e até mesmo perturbando seus comportamentos migratórios.

O quão alto as aves alcançam no céu?

As aves podem voar mais alto à medida que se tornam mais leves. Seus pulmões também conseguem extrair mais oxigênio do ar do que os dos mamíferos. O recorde de voo foi de um grifo-de-Rüppell, que infelizmente foi sugado por um motor de avião a 11.552 m.

Porém, talvez a altitude registrada mais surpreendente tenha sido a de um bando de cisnes-bravos, visto em radar enquanto migravam para a Irlanda do Norte, identificados visualmente por um piloto de avião a 8839 m.

Abutres às vezes voam acima dos 3048 m para analisar áreas maiores, em busca de comida (e para observar o comportamento de abutres distantes, como forma de obter pistas acerca de uma localização onde haja alimento).

Durante a migração, as aves ganham altitude com a ajuda de ventos prevalecentes, e muitas espécies alcançam entre 609 m e 1524 m, ou até mais alto. Por exemplo, uma ave pode começar a migração em torno de 1524 m e lentamente subir até 6096 m.

É comum que as aves subam a grandes alturas durante a migração, possivelmente para evitar a desidratação no ar mais quente próximo ao solo. No Caribe, as aves migratórias são vistas em torno de 3048 m.

Compartilhar