Arqueólogos descobrem esqueleto de vítima que tentava escapar da erupção do Vesúvio

Wellington Reis
Imagem: Ministério da Cultura da Itália

Em todo o sudoeste da Itália e escritos gregos e romanos, o Monte Vesúvio ocupa um lugar especial nas fábulas. Para os romanos, ele representava Hércules, o filho forte e aventureiro de Júpiter. Atualmente ele é mais conhecido pela erupção que dizimou Pompeia e Herculano em 79 DC.

Mas uma vítima do Vesúvio

Recentemente, os restos parcialmente mutilados de um homem soterrado pela erupção foram encontrados perto das antigas praias de Herculano.

vesuvius gb79eb6f34 1920
Imagem: charlottegupta/Pixabay

Dario Franceschini, ministro da cultura da Itália, disse: “A sensacional descoberta dos restos mortais de um fugitivo no sítio arqueológico de Herculano é uma grande notícia, em primeiro lugar porque a descoberta se deve à retomada neste lugar, depois de quase 30 anos, de escavações científicas conduzidas pela equipe técnica do ministério. ”

A erupção do Vesúvio de Pompéia matou muitos em Herculano.

A vítima aparentava ter entre 40 e 45 anos, e estava fugindo da erupção e estava a poucos segundos de chegar ao mar em Herculano, contudo, não conseguiu.

vesuvio osso 2 1
Imagem: Ministério da Cultura da Itália

Seu esqueleto foi encontrado em uma antiga praia, com o posicionamento da cabeça apontando para trás na direção do mar, cercado por madeira carbonizada, provavelmente uma indicação de que uma viga do telhado pode ter esmagado seu crânio.

Francesco Sirano, diretor do Parque Arqueológico de Ercolano, disse que, “… Ele estava deitado, virado para o interior, e provavelmente viu a morte no rosto quando foi esmagado pela lava derretida que enterrou sua cidade. Ele poderia ter sido um salvador. As hipóteses fascinantes que cercam o mistério da morte desta última vítima descoberta da erupção de 79 dC estão agora nas mãos de especialistas, que podem se alegrar com este resultado, que também se deve ao apoio do Instituto de Humanidades Packard. ”

A história contada através de um esqueleto

closeup 11
Imagem: ANSA

O esqueleto da vítima do Vesúvio pode ser visto por meio do esqueleto recém-descoberto. A linha costeira de Herculano costumava ser em Ercolano, mas foi adiada por causa da explosão do Vesúvio.

Uma jovem testemunha ocular sobrevivente fez um raro relato que consiste em duas cartas de Romanos Plínio, o Jovem, ao historiador Tácito .

“Os últimos momentos aqui foram instantâneos, mas terríveis”, sublinha Sirano. “Era uma hora da noite, quando a onda piroclástica produzida pelo vulcão atingiu a cidade pela primeira vez com uma temperatura de 300-400 graus Celsius [572-752 graus Fahrenheit], ou ainda, segundo alguns estudos, 500-700 graus [932-1292 graus Fahrenheit]. 

Uma nuvem incandescente que correu em direção ao mar a uma velocidade de 100 quilômetros [62 milhas] por hora, que era tão densa que não tinha oxigênio. Este inferno … no espaço de alguns minutos engolfou e engoliu a parte superior da cidade, arrancando os telhados e ceifando homens e animais com um calor que faz seus corpos evaporarem. ”

A explosão do Vesúvio continua sendo uma das piores da história, sendo uma das mais destrutivas de todos os tempos. Para se ter uma ideia, ele gerou 100.000 vezes a energia térmica das bombas de Hiroshima-Nagasaki!

Compartilhar