Os oceanos ainda carregam muitos mistérios em suas águas. Uma espiada abaixo das ondas pode ser como assistir a uma cena de um filme de ficção científica, cheio de criaturas bizarras que parecem de um mundo alienígena. Na maioria das vezes, estes estranhos animais vivem nas profundezas escuras do oceano, mas ocasionalmente, eles encalham em terra e assustam banhistas ao redor do mundo. Aqui estão alguns dos animais mais estranhos que já apareceram na praia na última década.
Peixe-diabo com antena de luz na cabeça
Um pescador encontrou o corpo de um peixe-diabo na Califórnia, em maio de 2021. Foi um achado tão raro quanto assustador, já que estes peixes geralmente vivem em águas escuras a cerca de 914 m abaixo da superfície e têm um aspecto assustador.
Os cientistas determinaram que o corpo era provavelmente de um peixe-diabo do Pacífico da espécie Himantolophus sagamius. O inusitado apêndice que se esconde do rosto do peixe termina em uma lâmpada bioluminescente, que o peixe-diabo usa para atrair as presas através da escuridão para suas mandíbulas precisas.
Peixe-remo com enormes ovários
Uma praia na ilha de Santa Catalina, Califórnia, foi palco de uma visão rara em junho de 2015: um enorme peixe-remo, que vive em águas profundas. Este gigante que 4 metros de comprimento, deu aos cientistas uma chance de estudar a criatura rara e sua biologia interna.
Além de examinar seus músculos, seu aparelho de alimentação e suas espinhas “gelatinosas”, os cientistas deram uma olhada em seu sistema reprodutivo. Não havia dúvidas sobre o sexo do estranho animal quando descobriram um par de ovários que tinham 2,1 m de comprimento e pesavam 11 kg!
Peixe-cavalo canibal, ainda vivo
Em maio de 2014, os banhistas que visitavam o Cais de Jenette, na Carolina do Norte, ficaram frente a frente com um peixe estranho sem escamas. Eles tiveram um susto extra quando viram que o peixe ainda estava vivo. Ele foi identificado como um peixe-cavalo (Alepisaurus ferox), um predador noturno incomum que geralmente fica bem longe da costa. As grandes presas são usadas para engolir crustáceos, lulas e peixes, incluindo outros peixes-cavalo.
O peixe encalhado foi solto em águas mais profundas, mas mais tarde apareceu novamente na costa, sugerindo que estava muito doente para voltar para o mar.
Monstro marinho peludo
Os moradores da província de Oriental Mindoro, nas Filipinas, ficaram perplexos com o aparecimento de uma enorme criatura peluda em maio de 2018. Antes que os especialistas fossem capazes de examinar e identificar o corpo, os curiosos da praia chamaram a carcaça de 6 metros de comprimento de “o globster”.
Como era de se esperar, o animal era uma gigantesca criatura marinha apodrecida, o cheiro era bastante assombroso. Os cientistas explicaram mais tarde que o corpo bolhoso era provavelmente os restos de uma baleia, e que os “fios de cabelo” que a cobriam eram muito provavelmente fibras musculares em decomposição.
Misteriosa bolha em decomposição
Em julho de 2018, quando um “monstro marinho” de 4,5 metros de comprimento encalhou em Maine, ele já havia se decomposto de tal forma que ficou quase irreconhecível. Um banhista o descreveu como uma bolha e o chamou de “bastante nojento”.
Devido a seu tamanho, várias pessoas que viram a carcaça acreditavam que era o que restava de uma baleia. Mas os especialistas foram inflexíveis em afirmar que não era um mamífero marinho, mas sim um tubarão-frade, a segunda maior espécie de tubarão do planeta. Seu corpo era tão grande que uma escavadeira teve que ser trazida para removê-lo da praia.