Conheças as aranhas voadoras e os locais que elas habitam

Dominic Albuquerque
Imagem: Shutterstock

Sim, elas existem, mas não exatamente como pensamos. As aranhas voadoras, cujo nome científico é Larinioides sclopetarius, são uma espécie do tipo tecelã de orbes, o que significa que suas teias são arredondadas.

Elas foram descobertas em 1757, e costumam ser, em sua maioria, marrom ou cinza, com marcas claras e escuras no abdômen, que é grande e redondo. Há listras creme e marrom nas pernas, e sua cabeça é pequena em comparação ao corpo.

Seu tamanho é de 9 mm a 14 mm, e suas teias alcançam até 70 cm de diâmetro. Aranhas voadoras adultas pesam entre 38 e 60 mg, com as fêmeas sendo duas vezes maiores que os machos. Os machos não costumam criar suas próprias teias, mas viver nas teias das fêmeas, roubando as presas que elas capturam.

Onde as aranhas voadoras habitam

Sua distribuição é holártica, o que significa que ela habita nas regiões do hemisfério norte – América do Norte, Europa e Ásia. Elas se atraem por objetos feitos pelo homem, como prédios e pontes. Também podem ser encontradas próximas a água, inclusive em embarcações. As aranhas voadoras já viajaram para muitas ilhas isoladas através de barcos.

As aranhas voadoras frequentemente se reúnem em torno de pontos de luz. A luz atrai insetos, que são suas presas, atraindo as aranhas por consequência.

Em algumas cidades, é possível encontrar até 100 aranhas voadoras num único metro quadrado. Elas se escondem durante o dia e esperam pela presa no meio da noite. Podem ser encontradas nos meses quentes, do início da primavera até novembro.

Contrário ao que se acredita, as aranhas voadoras não são aracnídeos mutantes com asas. Elas não são aranhas que voam no sentido tradicional da palavra, também. Seu nome vem de uma forma de locomoção chamada de balonismo. A aranha libera fios de teia no vento, e os utiliza como um “balão” para carregá-la no ar.

As aranhas voadoras não são as únicas com esse comportamento, pois muitas aranhas-caranguejo também o apresentam.

aranhas voadoras
Imagem: Shutterstock

Mas elas não voam o tempo inteiro, pois passam o dia se escondendo, e a noite em suas teias, esperando por capturar insetos. Elas “voam” apenas quando precisam viajar para um novo território.

Isso pode acontecer quando os insetos se tornam escassos na área, ou quando há muita competição com outras aranhas.

Apesar de conseguirem se locomover pelo ar, elas não cairiam sobre alguém, pois não conseguem controlar seu voo.

As aranhas voadoras são venenosas?

Todas as aranhas possuem veneno, o qual usam para imobilizar suas presas. As aranhas voadoras, contudo, não costumam morder humanos, mesmo que estejam numa localização próxima, em grande número.

As aranhas podem morder caso se sintam ameaçadas, por exemplo, se alguém perturbar suas teias ou segurá-las na mão. Se alguém for mordido, o veneno será menor que o de uma abelha melífera. As mordidas se curam rapidamente, e normalmente não precisam de atenção médica.

Outras características

As aranhas voadoras são territoriais, e não são sociais. Elas podem construir teias uma ao lado da outra, mas as fêmeas não permitem que outras fêmeas entrem em suas teias. Essa territorialidade limita o número de aranhas voadoras em determinado local.

Cada aranha vive cerca de um ano e meio. Nesse período, a fêmea pode produzir 15 sacos de ovos. As fêmeas podem comer os machos se houver escassez de presas na área.

As aranhas voadoras são mais ativas que outras, e gostam de explorar novos ambientes. Isso pode fazer com que elas se tornem comuns em muitas cidades.

Além disso, os machos conseguem se transformar em fêmeas de maneira biológica, caso haja um número baixo de fêmea na população. Esse processo é conhecido como protandria.