Animais detectam campo magnético por meio de bactérias, sugere estudo

Amanda dos Santos
Evidências mostram que os animais podem sentir campos magnéticos por sensor magnético simbiótico. (imagem: Pixabay)

Não sabemos com exatidão como os animais percebem o campo magnético, embora evidências coletadas durante décadas mostrem que todos os tipos de animais podem sentir campos magnéticos e até mesmo usá-los para navegar ao redor do planeta.

Essa habilidade misteriosa é chamada de magnetorecepção e é algo que ajuda os animais a fazerem migrações de longa distância, ou mesmo achar o caminho de casa.

Desse modo, também é um sentido aparente em várias espécies, sejam pássaros, cachorros e até peixes.

Quanto ao campo magnético humano, também temos essa capacidade de percepção, embora as evidências sobre esse assunto sejam escassas.

Consciência magnética

Mesmo em animais, as origens exatas dessa consciência magnética permanecem confusas e enigmáticas.

magnetossomo

“A busca por um mecanismo foi proposta como uma das últimas grandes fronteiras da biologia sensorial”, explica o genomicista Robert Fitak, da University of Central Florida.

Em um novo estudo, Fitak e seus coautores revisaram as evidências para uma base potencial da magnetorecepção animal, embora a ideia proposta permaneça sendo hipotética.

As explicações mais estabelecidas de como os animais podem detectar campos magnéticos giram em torno de duas hipóteses centrais:

• um deles são os criptocromos, uma classe de proteínas que são sensíveis à luz e que ajudam alguns animais a ver os campos magnéticos;
  • a outra hipótese é a magnetorecepção baseada na magnetita, na qual aglomerados de cristal de ferro nos corpos dos animais permitem que eles detectem campos magnéticos.

Bússola feita de micróbios

No entanto, mesmo com várias pesquisas, nenhumas dessas hipóteses foi inteiramente conclusiva. Fitak e os coautores deste estudo sugerem que existe outra possibilidade: uma bússola feita de micróbios.

De acordo com os pesquisadores, é possível que os animais detectem campos magnéticos simbioticamente por meio de bactérias que vivem dentro deles.

Especificamente, bactérias magnetotáticas que se orientam ao longo das linhas do campo magnético.

Isso acontece devido a uma cadeia de estruturas magnéticas dentro das bactérias magnetotáticas chamados de magnetossomos.