Âmbar revela que dinossauros e besouros tinham relação simbiótica

SoCientífica
Imagem: CN-IGME CSIC

Fósseis em um âmbar recentemente descobertos mostram que dinossauros e besouros tinham uma relação simbiótica que remonta a mais de 105 milhões de anos. Esta descoberta fascinante revela um exemplo impressionante de cooperação entre estas duas espécies pré-históricas.

Os cientistas encontraram penas danificadas e larvas de besouros pré-históricos preservadas em âmbar. A análise desta descoberta mostrou uma relação única entre dinossauros e insetos. Ricardo Pérez-de la Fuente, do Museu de História Natural da Universidade de Oxford, afirmou que a descoberta de restos de larvas de besouros entre os fragmentos de penas “foi uma surpresa incrível”.

Interações entre artrópodes e vertebrados no registro fóssil

As evidências diretas de interações entre artrópodes e vertebrados são extremamente raras no registro fóssil, tornando esta descoberta ainda mais significativa. O âmbar foi encontrado na Espanha e data do período Cretáceo.

Inicialmente, os pesquisadores não podiam ter certeza de que a associação entre as penas dos dinossauros e as larvas dos besouros fosse algo mais do que acidental. No entanto, após análises mais detalhadas, eles identificaram evidências de que as larvas do besouro estavam se alimentando das penas dos dinossauros. Além disso, havia pelotas fecais criadas pelas larvas entre as penas, sugerindo que as larvas do besouro viviam e cresciam no ninho dos dinossauros.

Uma relação benéfica para ambos os lados

Os pesquisadores acreditam que esta relação entre dinossauros e besouros era mutualística, com as larvas recebendo uma refeição enquanto também atuavam como uma equipe de limpeza para os dinossauros. Os fósseis de larvas de insetos parecem pertencer a um grupo de besouros chamados dermestídeos, cujas espécies ainda estão vivas hoje. Algumas espécies atuais possuem larvas que vivem em ninhos de pássaros e consomem penas mudas.

Esta descoberta fornece uma visão única das interações entre dinossauros e artrópodes no passado distante. Ninon Robin, do Instituto Real Belga de Ciências Naturais, descreveu a descoberta como uma das “interações mais antigas entre dinossauros e artrópodes, que são muito difíceis de documentar em fósseis”. Essa relação simbiótica entre dinossauros e besouros é mais um exemplo de como a natureza é complexa e interconectada, mesmo em tempos pré-históricos.

A pesquisa foi publicada no periódico PNAS.