Connect with us

Hi, what are you looking for?

Referência

Afinal de contas, por que temos soluço?

O que causa os soluços e como faço isso parar?
(Imagem: iStock)

Quem nunca teve uma crise de soluços? Elas são bastante desconfortáveis e podem acontecer de repente, em momentos bem impróprios. Mas, mesmo incômodo, o soluço costuma ir embora em um curto período de tempo. No entanto, às vezes, os soluços persistir, o que pode sinalizar algo mais grave.

O que é o soluço?

Afinal de contas, por que temos soluço? O soluço é uma respiração com espasmos provocada pelo repentino fechamento da glote. A glote é a abertura que fica na laringe e tem a função de servir de passagem de ar para os pulmões. Quando o glote se fecha, juntamente com uma contração involuntária do diafragma, que é seguida pelo fechamento das cordas vocais, o que produz o som característico do soluço.

Afinal, por que temos soluço?
(Imagem: Healthwise)

Causas do soluço

Soluços são muito comuns e todo ser humano terá soluços em algum momento. A maioria dos casos simples de soluços ocorrem depois de comer ou beber muito ou muito rapidamente. O estômago que, situado logo abaixo do diafragma, fica distendido e irrita-o. Isso fará com que o diafragma se contraia, como ocorre quando inspiramos.

LEIA TAMBÉM: Cientistas fizeram o olho biônico mais poderoso de todos os tempos

Continua depois da publicidade

Bebidas gasosas com gás também podem causar soluços; o álcool é outra causa comum de soluços. O excesso de fumo também pode causar soluços. Alimentos quentes e picantes, são outro exemplo de comidas que podem causar soluços.

Soluços podem ocorrer também por causa de um distúrbio nas vias nervosas do cérebro para os músculos envolvidos. Isso explica por que soluços podem ocorrer com mudanças de temperatura ou até mesmo em situações emocionais. 

Como parar uma crise de soluços

Todo mundo tem seu próprio remédio para curar soluços: beber água gelada, comer algo doce, etc. Simplesmente prender a respiração por alguns segundos, geralmente, é eficaz. Contudo, normalmente os soluços desaparecem sozinhos. 

Continua depois da publicidade

VOCÊ PODE SE INTERESSAR: A Covid-19 também afeta o cérebro. Saiba quais são as consequências

Se você tem soluços que duram 2 dias ou mais, ou está tendo surtos recorrentes de soluços, consulte um médico para descobrir se existe uma causa subjacente que precise de tratamento.

Soluços podem indicar problemas sérios

Às vezes, soluços podem ser recorrentes, podendo, dessa forma, indicar algo mais grave. Soluços persistentes podem significar problemas no cérebro, como acidente vascular cerebral, tumores, infecções ou esclerose múltipla; problemas na medula espinhal ou qualquer uma das estruturas ao redor do diafragma ou da parede torácica. 

Continua depois da publicidade

O que o médico pode fazer por você

Se você está tendo problemas com soluços, seu médico pode:

  • Descartar doenças subjacentes graves que provocam soluços;
  • prescrever antiespasmódicos;
  • tratar doenças subjacentes que podem estar causando soluços;
  • encaminhe-o a um cirurgião que pode recomendar cirurgia nos nervos que suprem o diafragma, se você tiver ataques de soluço graves ou persistentes.

FONTE / My Dr.


Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.