Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

A transmissão da escarlatina voltou e o culpado é um clone bacteriano

escarlatina
Os invasores bacterianos podem ter uma maneira nova e inteligente de ter acesso a células novamente. (Imagem: Pixabay)

A escarlatina e sua transmissão já foram uma das principais causas de morte de crianças em todo o mundo ocidental.

Mas ela foi quase erradicada devido a medicina do século XX.

Mesmo assim, nos últimos anos novos surtos no Reino Unido e no Nordeste da Ásia sugeriram que essa doença está longe de ser exterminada.

Ressurgimento da escarlatina

O motivo do retorno do patógeno mortal escarlatina e sua transmissão ainda é um mistério.

Porém, um novo estudo descobriu pistas no genoma de uma das cepas bacterianas responsáveis, o que demonstrou o quão complexa é a árvore genealógica de doenças infecciosas.

A espécie da escarlatina é o estreptococo do grupo A, um micróbio em forma de bola que produz compostos tóxicos chamados superantígenos.

Ainda mais, a escarlatina causa estragos dentro do corpo, principalmente em crianças.

febre escarlatina

Os resultados são leves como apenas um caso de desconforto e sintomas de faringite ou erupção na pele, ou tão graves quanto um choque tóxico, causando a falência dos órgãos.

Com a chegada de antibióticos, os surtos foram facilmente controlados.

Agora, tudo parece estar mudando.