A maior batata do mundo não é uma batata

Dominic Albuquerque

Após um teste de DNA, foi descoberto que a maior batata do mundo, Dug, não é uma batata de verdade. Infelizmente, o candidato perdeu a qualificação para competir no Guinness, o Livro dos Recordes.

Colin e Donna Craig-Brown, um casal de Hamilton, Nova Zelândia, achou uma peça rara que eles acreditavam ser uma batata gigante em seu jardim, no mês de agosto. A suposta batata pesava 7.8kg, tornando-a uma candidata em potencial para o título de maior batata do mundo.

“Nós desenterramos um pedaço de tubérculo e aí pensamos ‘o que é isso? É algum crescimento estranho de fungos?”, Colin contou quando a noticia da impostora tomou o espaço nas notícias internacionais. Eles descrevem como continuaram cavando, encontrando cada vez mais “batata” antes de finalmente retirar a monstruosidade por completo.

Após provar um pedaço, Colin contou a esposa que era de fato uma batata.

O teste de DNA com a suposta maior batata do mundo

O casal submeteu a batata ao Livro dos Recordes. O título atual pertence a uma batata de 4.98kg; a contenda teria sido fácil, caso ocorrida.

Mas o Guinness disse ao casal que eles queriam verificar a integridade da batata por um teste de DNA antes de dar-lhe o titulo.

“Eles acham que eu a modifiquei geneticamente?”, Colin questionou. “Foi uma montanha-russa de emoções”, acrescentando que “ainda que seja extremamente desestimulante, eu quero provar a eles que estão errados. Vamos fazer tudo o que eles nos pedirem”.

Infelizmente, o teste de DNA fez purê dos sonhos do casal quando eles foram contatados pelo Guinness semana passada com os resultados.

“Infelizmente, a espécie não é uma batata”, dizia o e-mail enviado. “E é, na verdade, um tubérculo de um tipo de cabaça. Por essa razão, infelizmente temos que desqualificar a aplicação”.

Mesmo desapontados, o casal aceitou a evidência do DNA, e já se resolveram com o fato de Dug não ser uma batata.

“Eu dou bom dia pra ele toda vez que pego algumas salsichas”, Colin contou. “Quando nossos netos nos visitam, eles perguntam ‘Podemos ver o Dug’”?

“Ele é a maior não-batata do mundo”, completou.