A diferença entre Soft Power e Hard Power

Daniela Marinho
Pelé foi por décadas um soft power do Brasil. Na imagem, ele se encontrando com o ex-presidente Jimmy Carter, dos EUA.

Do latim potere, a palavra poder tem um amplo significado e utilização, mas em linhas gerais o conceito pode ser definido como a capacidade de fazer algo no sentido de chegar ao objetivo desejado, assim como influenciar terceiros a seguir comandos, impondo uma vontade individual. Por ser bastante fluido, o termo é determinado conforme o contexto. Nesse sentido, entenda a diferença entre soft power e hard power.

Ao longo dos tempos, sobretudo logo após a Guerra Fria, diversos autores tentaram entender as novas dinâmicas de poder que se desenhavam no cenário internacional. Desse modo, o cientista político norte-americano Joseph Nye criou os termos de soft e hard power em 2004 para determinar as manifestações de poder.

Diferença entre Soft Power e Hard Power

O mundo pós Guerra Fria instaurou vários desafios para a sociedade, uma vez que logo após a sua finalização (1991), ainda não se entendia ao certo como se daria as novas formas de poder sem o controle hegemônico da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e dos Estados Unidos.

Na tentativa de conceber uma nova configuração política, social e econômica, muitas obras foram criadas nesse período, como “O fim da história e o último homem” de Francis Fukuyama, “Choque de Civilizações’‘ de Samuel Huntington e “Soft Power: the means to success in world” de Joseph Nye. Tais obras assumiram o ponto em comum de buscar explicar como o mundo caminharia frente às novas pautas.

Nesse sentido, o poder era um dos principais atores a serem discutidos, na medida em que o Sistema Internacional determinava o poder de um país baseado na capacidade de começar uma guerra. Contudo, Joseph Nye, cofundador das teorias da interdependência complexa e defensor do neoliberalismo nas Relações Internacionais, bem como da globalização, observou que os EUA eram imbatíveis em termos militares e econômicos após a Guerra Fria, mas esse fato não era vivenciado na realidade.

Responsável por definir os termos Soft Power e Hard Power, Nye resolveu estudar o poder sob uma nova perspectiva: aquele exercido sem coerção e sem ameaça. O autor, portanto, dividiu o poder em duas esferas.

O que é Soft Power

diferenca entre Soft Power e Hard Power 1 1
Diferença entre Soft Power e Hard Power. Imagem: Canva

Para entender a diferença entre Soft Power e Hard Power é importante entender cada conceito. Soft Power ou “poder brando” é definido por Nye, então, como a habilidade de influenciar os desejos do outro por meio do exemplo. Nesse caso, há uma influência indireta que faz o indivíduo tomar decisões tendo em vista a atração causada.

Dessa forma, há três fontes de soft power: política externa, cultura e valores políticos. É por meio da propaganda que essas formas de poder são exercidas, além de filmes, artes, música e ideologias. Um exemplo evidente é o fortalecimento do soft power do continente europeu através dos direitos humanos, catolicismo, capitalismo e até mesmo da democracia – ideais europeus que foram propagados pelo mundo durante séculos.

Outro importante exemplo é como os EUA utilizam o soft power ao seu favor, visto que as artes em geral e o cinema trabalham bem o “american way of life” (estilo de vida americano) fazendo com que todo o mundo deseje ter o conceito de qualidade de vida constantemente “vendido” pela cultura norte americana.

Vale salientar, porém, que não é fácil e simples ter um soft power sólido, pois é necessário conquistar respeito e confiança das pessoas, assim como ter autoridade em determinado(s) assunto(s).

O que é Hard Power

image 2
A aquisição dos caças Gripen aumentou o hard power do Brasil.

Conhecido como “poder duro”, o Hard Power consiste na capacidade de levar as pessoas a agirem por meio da força. As fontes desse poder são os militares, os incentivos financeiros e as sanções econômicas. É, portanto, uma forma de influência direta, mas que não leva, necessariamente, a conflitos armados.

O Hard Power é uma forma de poder mais objetiva e simples, pois a capacidade de poder duro de um Estado é proporcional à sua capacidade econômica e bélica. Vê-se, nesse aspecto, que a diferença entre Soft Power e Hard Power é bastante acentuada.

Há uma forma de poder mais importante?

De acordo com Nye, é importante contrapesar: nem apenas o Soft Power, nem apenas o Hard Power. Embora Maquiavel tenha dito aos príncipes que é melhor ser temido do que ser amado, nos tempos atuais é melhor os dois.

Assim sendo, é necessário equilibrar a capacidade de coerção (Hard Power) com o fascínio das ideias (Soft Power). Nesse viés, os países que conseguem unir ambas as formas de poder e consequentemente, trabalhar a diferença entre Soft Power e Hard Power são as “super potências” – as quais utilizariam uma nova forma: o “Smart Power”.

Compartilhar