A diferença entre coentro e salsa

Alessandra Martins
Imagem: Pexels

Coentro e salsa são dois condimentos populares encontrados na maioria das cozinhas brasileiras, mas qual é a diferença entre eles? As duas ervas são bem parecidas no quesito folhagem, mas suas sementes são bem diferentes, por exemplo. A diferença principal é identificada no momento da comercialização, o coentro vem com a raiz e a salsinha é comercializada apenas com a folhagem e o caule. 

No momento da colheita o coentro é arrancado e a salsinha cortada, ficando a raiz no solo, esse é o fator que diferencia na hora da compra. O cheiro, o sabor e o formato das folhas também apresentam diferenças, basta um olhar atento. De sabores e aromas a seus usos na culinária, este guia cobrirá tudo o que você precisa saber sobre esses dois ingredientes.

Comparando os sabores

Ambos oferecem sabores distintamente diferentes. O coentro é uma erva aromática suave, terrosa e levemente doce, enquanto a salsa é picante e picante com notas de cebola, alho, tomate e pimenta-malagueta. O coentro pode ser usado em pequenas quantidades como aromatizante ou guarnição para pratos mais suaves, enquanto a salsa pode ser usada como ingrediente ou condimento com pratos mais saborosos para adicionar calor e sabor.

Salsa Desidratada. Imagem: canva
Salsa desidratada. Imagem: Canva

A salsa produzida ou apenas comercializada junto a cebolinha forma o que conhecemos como cheiro verde. Essa mistura é a mais usada como tempero em diversos pratos e sabores. Desta forma, a salsa é mais popular do que o coentro, na maioria das regiões do Brasil. No entanto, o coentro por ter cheiro e sabor mais leve tem sido apreciado principalmente em pratos crus como saladas.  

Preparação: como são feitos e usados 

Coentro é normalmente usado em sua forma fresca ou totalmente seca. A erva é finamente picada, fatiada ou triturada antes de ser adicionada aos pratos. Também pode ser embebido como um chá de ervas e consumido sozinho. Suas sementes têm largo uso medicinal, sendo indicado para aliviar inflamações e enxaquecas.

A salsa, por outro lado, é vendida geralmente pré-fabricada em potes ou recipientes e pode incluir uma variedade de ingredientes, como tomate, cebola, alho e pimenta. É frequentemente usado como cobertura para tacos, burritos e sanduíches e também pode ser comido sozinho com tortilhas.

Valor nutricional: qual tem mais benefícios?

Quando se trata de valor nutricional, coentro é o vencedor claro. É uma ótima fonte de fibra dietética, vitaminas e minerais, como magnésio, ferro, cálcio e fósforo. A Salsa contém alguns nutrientes benéficos, sendo considerada uma super alimento, mas não nos mesmos níveis que o coentro, sendo rica em vitamina C e antioxidantes que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo, mas seu perfil nutricional geral não corresponde ao do coentro.

Semente de Salsa. Imagem: canva
Semente de salsa. Imagem: Canva

Logo, compreendemos que do ponto de vista nutricional, ambas as ervas são diferentes. O coentro com sua leveza de sabor e seu cheiro marcante pode ser usado no controle de doenças e no bom funcionamento do organismo. Consumi-lo ajuda a melhorar a digestão e a saúde do coração. Rico em carotenoides, é um poderoso antioxidante. 

Para que servem o coentro e a salsa?

Coentro e salsa são condimentos muito versáteis que podem ser usados em uma variedade de pratos. Coentro é excelente para adicionar sabor e nutrição a saladas, legumes assados e ensopados. Também é ótimo como cobertura para carnes grelhadas, peixes ou tofu. Enquanto isso, a salsa é perfeita para servir sobre tacos, nachos ou burritos, além de ser adicionada a torradas ou sanduíches de abacate.

Coentro e salsa podem formar uma deliciosa combinação que pode ser utilizada em receitas para criar pratos únicos e saborosos. Combinações simples incluem adicionar os dois condimentos a tacos ou burritos, enquanto receitas mais criativas podem incluir misturá-los com frango desfiado ou carne moída para uma salada de taco picante. Como alternativa, você pode usar os dois condimentos juntos ao elaborar seus pratos, como pizza e omeletes.

Em suma, ambas as ervas podem ser facilmente encontradas em feiras e mercados, tanto na forma natural como desidratas e as sementes. Além disso, você ainda poderá plantar em seu jardim, usando canteiros simples.

Compartilhar