A diferença entre abiótico e biótico

Dominic Albuquerque
Destaques
  • Fatores abióticos referem-se aos elementos físicos e químicos não vivos presentes no ecossistema. Os recursos abióticos normalmente são obtidos da litosfera, atmosfera e hidrosfera. Dentre eles: água, ar, solo, luz solar e minerais.
  • Fatores bióticos são os organismos vivos (ou que já estiveram vivos) no ecossistema. Eles são obtidos a partir da biosfera e são capazes de reprodução. Dentre eles: animais, aves, plantas, fungos e organismos similares.

A principal diferença entre abiótico e biótico é a vida. Os componentes bióticos são organismos vivos num ecossistema. Um fator biótico é um organismo vivo que afeta outro organismo em seu respectivo ecossistema. Exemplos incluem plantas e animais que o organismo consome como comida, e animais que consomem o organismo.

O escopo entre fatores bióticos e abióticos cobre toda a biosfera, ou a soma de todos os ecossistemas no planeta. Esses fatores podem ter relevância para o indivíduo de determinada espécie, sua comunidade ou toda a população.

Por exemplo, a doença é um fator biótico que afeta a sobrevivência de um indivíduo e sua comunidade. A temperatura, por sua vez, é um fator abiótico com a mesma relevância.

Alguns fatores possuem maior relevância para um ecossistema inteiro. Fatores abióticos e bióticos combinam-se para criar um sistema, ou, mais precisamente, um ecossistema, o que significa que uma comunidade de coisas vivas e não vivas é considerada como uma unidade.

Nesse caso, fatores abióticos incluem itens como o pH do solo e da água, os tipos de nutrientes disponíveis e até mesmo a duração do dia. Os fatores bióticos incluem a presença de autótrofos e organismos como plantas, assim como a diversidade de consumidores, componentes que também afetam todo um ecossistema.

chris abney qLW70Aoo8BE unsplash
As plantas se utilizam de fatores abióticos, como a luz solar, para produzirem seus nutrientes, através da fotossíntese. Imagem: Unsplash

Fatores de influência

Fatores abióticos afetam a habilidade dos organismos para sobreviver e reproduzir. Fatores abióticos limitantes restringem a capacidade de crescimento de uma população. Eles ajudam a determinar os tipos e quantidades de organismos capazes de existir e coexistir num ambiente.

Fatores bióticos são coisas vivas que afetam de maneira direta ou indireta os organismos num ambiente. Isso inclui os próprios organismos, outros organismos, interações entre organismos vivos e até mesmo seus restos. Outros fatores bióticos incluem o parasitismo, a doença e predação (o ato de um animal se alimentar de outro).

Exemplos de interação

jonatan pie NBvcQRdRSeQ unsplash
As raposas se adaptam ao inverno desenvolvendo uma pelugem branca. Imagem: Unsplash

A significância de fatores bióticos e abióticos vem da sua interação entre si. Para uma comunidade ou ecossistema sobreviver, é necessário que as interações corretas estejam em curso.

Um exemplo simples seria a interação abiótica em plantas. A água, luz solar e dióxido de carbono são necessários ao seu crescimento. A interação biótica ocorre quando a planta usa a água, a luz solar e o dióxido de carbono para produzir sua própria nutrição, através da fotossíntese.

Numa escala maior, as interações abióticas referem-se a padrões como o clima e a sazonalidade. Fatores como a temperatura, umidade e a presença ou ausência de diferentes estações afetam o ecossistema. Por exemplo, alguns ecossistemas passam por invernos frios, com muita neve.

Um animal como a raposa, nesse ecossistema, se adapta a esses fatores abióticos com o crescimento de uma pelugem branca e densa durante o inverno.

Decompositores como as bactérias e os fungos são exemplos de interações bióticas nessa escala. Eles agem ao quebrar organismos mortos. Esse processo leva ao retorno dos componentes básicos dos organismos ao solo, permitindo-os serem reutilizados no ecossistema.