Connect with us

Hi, what are you looking for?

Sociedade & Cultura

A ciência por trás do fungo zumbi de The Last of Us

O jogo foi extremamente elogiado pelos gráficos e pelos detalhes. Aqui abordaremos o fungo zumbi de The Last of Us.

(Créditos da imagem: The Last of Us / Reprodução)

Esse foi o jogo mais esperado do ano. Apesar de muitas críticas de conservadores, ele também foi extremamente elogiado pelos gráficos e pelos detalhes. Aqui abordaremos o fungo zumbi de The Last of Us.

The Last of Us?

Se você não está ambientado, é mais ou menos o seguinte: The Last of Us 2 é um jogo que se passa em um mundo pós apocalíptico. Há alguns anos lançaram o primeiro, e esse é a continuação da história.

O jogo possui uma história super complexa e detalhada e há, desde o primeiro, um fungo parasita que se move lentamente pelo corpo das pessoas até chegar ao cérebro, a fim de controlar as mentes.

Banner do jogo The Last Of Us.

Ele possui uma inspiração na vida real. Ophiocordyceps sinensis é um parente de um fungo que parasita formigas, o Ophiocordyceps laralis. Ele se desenvolve dentro delas e depois as controla, transformando-as em verdadeiros zumbis.

Após isso, ele faz com que elas subam em um local alto e morrem, liberando seus esporos, que são levados com o vento para que o fungo possa se multiplicar. Já abordamos isso e você pode ler clicando aqui.

O Ophiocordyceps sinensis, por sua vez, comum na Ásia, próximo à China, Índia, possui preferência pela larva da mariposa fantasma. Ele é também utilizado como substância afrodisíaca.

Ophiocordyceps laralis em uma formiga morta. (Créditos da imagem: Bernard Dupont)

A ciência por trás do fungo

David Hughes, professor de entomologia e biologia da Faculdade de Ciências Agrícolas da Penn State, que foi consultor dos criadores, disse ao Inverse: “Os desenvolvedores realmente fizeram um trabalho fenomenal sozinhos”.

Mas ele diz um detalhe errado: o Ophiocordyceps não domina o cérebro – ele o mantém intacto. Entretanto, ele não julga os criadores, pois até pouco tempo os cientistas pensavam que ele dominava o cérebro.

No jogo ele domina o cérebro. De início você vai lentamente perdendo a racionalidade em alguns momentos, depois vai perdendo os sentidos e logo em seguida, deixa totalmente de ser um humano.

O fungo não se move de fora para dentro, como é comum que apareça em parasitas de outras obras ficcionais. Ele começa a se desenvolver a partir do cérebro e só depois infecta o restante do corpo.

No caso da formiga, quando é infectada, o esporo adentra sua pele dentro de 24 horas e vai se desenvolvendo, até que em certo momento, metade da massa da formiga é composta pelo fungo.

O fungo vai rompendo os órgãos e as células da formiga, literalmente a destruindo por dentro. O cérebro é a única parte que fica intacta. Se a percepção sensorial delas for o suficiente para sentir dor por dentro – deve ser algo torturante.

fungo zumbi de The Last of Us
Trecho de um documentário da BBC sobre o fungo Ophiocordyceps laralis.

Sim, alguns insetos podem sentir algo semelhante a dor. Eles possuem terminações nervosas que indicam quando algo está errado. Não podemos afirmar, entretanto que seja uma dor como nós sentimos.

Se ele não vai para o cérebro, então como o fungo controla a formiga?

Fungos são mestres em produzir substâncias químicas. O Ophiocordyceps produz um tipo de substância que chamamos de neuromoduladores, ou seja, substâncias que afetam os neurônios.

Essa relação é muito antiga. São milhões de anos que esse fungo parasita as formigas carpinteiras, ou seja, muito tempo para se adaptar e ser capaz de realizar isso. Não tenha medo, pois você não irá virar um zumbi por um fungo misterioso como o fungo zumbi de The Last of Us.

Com informações de Inverse