Insetos podem ser mais sensíveis à dor do que pensávamos

Felipe Miranda
Imagem: Depositphotos

Um pernilongo te pica, voa ao seu entorno, ou uma barata se aproxima de você, ou mesmo você vê uma mosca meio perdida tentando voar contra o vidro de uma janela. Na maioria desses casos, as pessoas simplesmente matam o inseto na maior frieza. Mas isso não é um julgamento — nem sabemos se os insetos podem sentir dor. Eles não choram, não gritam, não resmungam, nada que nos indique a sensação de dor ao ser brutalmente esmagado.

Por um tempo, pensou-se que somente os mamíferos sentiam dor — pois eles demonstram o sofrimento de maneira muito parecida. Agora, pergunte a alguém se um peixe sente dor. A resposta provavelmente será não — afinal, o peixe não grita, não apresenta uma expressão facial de dor como humanos ou mamíferos. No entanto, essa concepção foi mudando com estudos. Hoje, sabemos que peixes sentem dor sim.

Mas saber mais sobre a dor é complicado. Se não todos, pelo menos a maioria dos animais apresentam uma reação chamada de nocicepção – uma reação física ao dano ao corpo do animal. No entanto, embora seja um componente da dor, a nocicepção não é, em si, a dor.

Um artigo publicado no site do Laboratório de Neuroanatomia Funcional da Dor (LAND) do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP diz que “o componente fisiológico da dor é chamado nocicepção, que consiste dos processos de transdução, transmissão e modulação de sinais neurais gerados em resposta a um estímulo nocivo externo”.

“De forma simplificada, pode ser considerado como uma cadeia de três-neurônios, com o neurônio de primeira ordem originado na periferia e projetando-se para a medula espinhal, o neurônio de segunda ordem ascende pela medula espinhal e o neurônio de terceira ordem projeta-se para o córtex cerebral’, diz o portal do laboratório.

Depositphotos 194483926 L
Imagem: Depositphotos

Portanto, a nocicepção é apenas uma reação física que se relaciona com a dor, e não a dor propriamente dita. Sabemos, por exemplo, que os insetos possuem uma reação a danos graves, como a amputação de uma de suas pernas. No entanto, não havia sido demonstrado, ainda, se é uma dor real ou uma simples reação física.

Os insetos podem sentir dor?

As primeiras pesquisas bem-sucedidas para tentar entender se os insetos podem sentir dor focaram em tentar entender um pouco sobre o sistema nervoso dos insetos. Em incidentes graves, o cérebro produz substâncias que inibem a sensação da dor. Nos insetos há um efeito semelhante, mas com a produção de neuropeptídios, conforme um estudo publicado em 1985.

Em 1988, um artigo de revisão bibliográfica mostrou que há mecanismos relacionados a essa produção dos neuropeptídios. O artigo deixa uma ampliação aos insetos no geral sobre o assunto discorrido, mas apresenta um enfoque na Leucophaea maderae, a famosa barata-cascuda, ou barata-dágua.

“Peptídeos opioides, muito semelhantes aos dos vertebrados, foram identificados no cérebro e estruturas neuroendócrinas relacionadas por meio de imunocitoquímica e cromatografia líquida de alta pressão”, discorre a equipe no abstrato do artigo.

“A demonstração de sítios de ligação sensíveis à naloxona e de alta afinidade para neuropéptidos semelhantes à Met-encefalina no cérebro e no tracto digestivo da Leucophaea merece especial atenção porque fornece novos conhecimentos sobre o significado funcional dos receptores opiáceos em paralelo com os conhecidos em vertebrados”, dizem os pesquisadores.

Os insetos podem sentir dor
Os insetos podem sentir dor? Imagem: Pixabay

“Possíveis papéis dos sistemas opioides mediados por receptores nos insetos discutidos são a regulação da ciclicidade do sistema reprodutor feminino, a manutenção da função normal do intestino médio mediada pelo nervo recorrente e a atividade locomotora”, sugere a equipe.

Em 2022, um estudo mostrou, ainda, que as abelhas possivelmente sentem dor a comparar o comportamento delas quando se alimentavam em locais quentes ou nocivos para elas. No artigo, os pesquisadores dizem que “as abelhas podem usar informações contextuais para modular o comportamento nociceptivo. Essa habilidade é consistente com a capacidade de experiências de dor em insetos”.

Ainda não se pode bater o martelo em reação a essa questão. Mas estamos caminhando em direção à expansão de nosso conhecimento. E você, acha que os insetos podem sentir dor?