Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

A antiga raça de gigantes citada por lendas de diversas tribos indígenas

Antiga raça de gigantes
Norandino e Lucina, de Giovanni Lanfranco, descobertos pelo ogro (1624): em muitas sociedades, os gigantes faziam parte da sabedoria recebida há muito tempo. (Wikimedia Commons)

Uma antiga raça de gigantes foi citada por diferentes povos ao longo da história. Conforme o livro “História dos índios Choctaw, Chickasaw e Natchez”, eles moravam no atual estado do Tennessee, nos Estados Unidos. As lendas contam que a raça conhecida como Nahullo tinha uma “estatura maravilhosa”.

Segundo o autor, Horatio Bardwell Cushman, o termo “Nahullo” passou a ser utilizado para descrever as pessoas brancas, mas antes era usado especificamente para falar sobre uma antiga raça de gigantes, na qual os Choctaw entraram em contato assim que cruzaram o rio Mississipi. Além disso, eles seriam canibais e os Choctaw sempre matavam quando era possível.

Antiga raça de gigantes
Um jogador de stick-ball Choctaw, representado por George Catlin em 1834. (Domínio Público)

Antiga raça de gigantes foi citada pelos Comanches

Uma tribo das grandes planícies, conhecida como Comanches, em 1857 fez o seguinte relato sobre uma antiga raça de gigantes: “Inúmeras luas atrás, uma raça de homens brancos, com três metros de altura e muito mais rica e poderosa do que qualquer pessoa branca que agora viva aqui habitava uma grande variedade de países, desde o nascer ao sol poente”.

Os relatos diziam ainda que esses gigantes teriam superado todas as outras nações, eram também corajosos e belicosos. Mas, de acordo com o chefe da tribo, quando eles esqueceram da justiça e da misericórdia, o “Grandes Espírito” apagou tudo o que restava dessa sociedade.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Antiga raça de gigantes
Pintura de George Catlin retratando a tribo Comanche e seu talento para Equitação. (Fonte: Smithsonian American Art Museum)

A lenda dos navajos

O povo Starnake da lenda dos navajos, também descreveu a antiga raça de gigantes: “Uma raça real de gigantes brancos dotados de tecnologia de mineração que dominavam o Ocidente, escravizaram tribos menores e possuíam fortalezas em todas as Américas. Eles foram extintos ou ‘voltaram aos céus’”.

VOCÊ PODE GOSTAR: Encontrado evidências de antigas sociedades democráticas nas Américas

Relatos do Peru

Existem relatos bem antigos, descritos há alguns séculos, como nesse esse caso. Assim, em 1553, Pedro Cieza de León, escreve em “Crônica do Peru”, sobre gigantes lendários relatados a ele pelo povoado indígena Manta.

“Chegou à costa, em barcos feitos de junco, do tamanho de grandes navios, um grupo de homens de tamanho que, do joelho para baixo, a altura deles era tão grande quanto a altura de um homem comum, embora ele pudesse ser de boa estatura”, conta na publicação.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O texto diz ainda que eles possuíam membros proporcionais ao tamanho dos corpos. Para exemplificar, os olhos chegavam a ser do tamanho de pequenos pratos. Além disso, teriam sido extintos devido ao mal comportamento sexual.

VEJA MAIS: A origem dos seres humanos de acordo com os antigos textos sumérios

Os paiutes e a antiga raça de gigantes

Os paiutes vivem nos Estados Unidos e uma história passada via oral fala sobre canibais ruivos e brancos, medindo um metro e meio, que moravam em Nevada. Mas, não está claro se essa tradição é sobre os gigantes de Sitecah ou se era algum exagero.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

As lendas foram analisadas por Brian Dunning, da Skeptoid, que não encontrou nenhuma menção a gigantes. Ainda assim, é provável que canibais tenham vivido naquela região.

Erik Behenck
Publicado por

Erik Behenck é jornalista, adora novas descobertas e apaixonado pela escrita.

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...