Connect with us

História

Arqueólogos descobrem esqueleto de 400 anos com mão de ferro

Published

on

Durante a instalação de tubulações próximas à igreja paroquial de São Jorge, na Baviera, arqueólogos descobriram os restos de um homem. Acredita-se que ele viveu entre 1450 e 1620, e surpreendentemente, estava equipado com uma mão protética de ferro sofisticada.

Os testes de radiocarbono apontam para a morte do homem em um período onde supunham que as próteses eram, na melhor das hipóteses, rudimentares. A história contada pelos ossos deste homem, provavelmente com idade entre 30 e 50 anos, é bastante diferente.

A mão de ferro anexada ao esqueleto desafia nossas suposições sobre os avanços médicos nos tempos medievais. “A mão tinha quatro dedos feitos de metal laminado, configurados de maneira levemente curva e paralela”, observou a equipe de arqueologia, liderada pelo Dr. Walter Irlinger.

Advertisement

Segundo Irlinger, os dedos imóveis sugerem que a prótese era atada ao coto, indicando um nível de engenhosidade médica não documentado anteriormente para o período.

A descoberta em Freising nos revela um passado marcado por conflitos. A região viu inúmeras batalhas, incluindo a Guerra dos Trinta Anos. Esses eventos brutais aumentaram a necessidade de amputações e próteses.

Este artefato traz à tona a resposta médica diante da guerra. Evidencia a demanda por membros protéticos e revela o engenho dos seus criadores, mesmo sem partes móveis.

Advertisement

A prótese de Freising nos remete à “Mão de Ferro” do cavaleiro alemão Götz von Berlichingen. Ele perdeu a mão em batalha em 1504 e a substituiu por uma prótese avançada e móvel.

Embora menos sofisticada, a prótese de Freising demonstra uma inventividade igualmente impressionante.

Advertisement
Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.