Na Austrália, os papagaios estão ensinando inglês para outras aves nativas. A descoberta foi feita quando as pessoas relataram estarem ouvindo vozes vindas do alto de árvores ou diretamente de seus jardins.
Esses relatos foram parar nas mãos de Martyn Robinson, chefe do departamento de pesquisa e descoberta do Museu Australiano. Martyn diz que recebeu várias ligações de pessoas preocupadas achando que tinham enlouquecido ao ver aves conversando em seus jardins.
Apesar disso parecer alguma cena de filme, os papagaios realmente estão ensinando inglês para outras aves nativas. Mas, suas conversas ainda parecem misteriosas para nós, já que eles apenas repetem palavras e não sabem formar frases com sentido.
No entanto, este evento é interessante e já está sendo estudado por diversos cientistas na Austrália.
Por que os papagaios estão ensinando inglês?
Diversos papagaios de estimação que fugiram dos seus lares, estão entrando em grupos de outras aves e ensinando eles a falar as palavras que aprenderam com os humanos.
Essa descoberta é interessante porque até agora os cientistas acreditavam que aves como papagaios e cacatuas, que costumam falar, apenas repetiam as palavras de seus donos enquanto viviam com eles.
Sendo assim, que os papagaios estão ensinando inglês para outras aves mostra que elas conseguem manter a linguagem e se lembrar das palavras para repetir aos outros animais.
Mas, é importante ressaltar que as aves são apenas imitadores naturais. Eles apenas ouvem os sons e os reproduzem muito bem, mesmo em meio a natureza sem ter muito contato com os seres humanos.
Sobre isso, Jayne Sladek, ornitóloga do Museu Australiano, diz que “não há razão para que, se alguém entra no rebanho com palavras, outro membro do rebanho não o pegue também”.
A linguagem pode ser passada aos filhotes
Além dos papagaios estarem ensinando palavras a outras aves, os cientistas acreditam que filhotes também comecem a pegar essa nova linguagem.
Ao ter pais falantes, as aves podem acabar nascendo com uma facilidade maior para imitar a fala e assim começar a falar desde cedo.
Os cientistas também afirmam que as aves que vivem em cidades podem ser beneficiados se comparados àqueles de áreas rurais. Como as cidades possuem um grande movimento de pessoas, é possível que as aves consigam aprender facilmente novas palavras e assim melhorar seu vocabulário.
E falando em vocabulário, cientistas afirmam que o termo “Hello cookie” (“Olá cacatua” traduzido para o português) é o mais falado pelas aves, seguidos de vários palavrões também.