Duas aeronaves, uma comercial e uma militar, avistaram no último dia 30 de Julho um OVNI verde brilhante próximo à Costa Atlântica do Canadá. De acordo com autoridades, o objeto mergulhou em uma nuvem logo antes de desaparecer de vista das aeronaves.
O Governo do Canadá, por conseguinte, postou um relatório do incidente, que também ficará registrado na base de dados da Aeronáutica do país. “[As aeronaves] reportaram ver um objeto voador verde brilhante. Ele voou para uma nuvem, então desapareceu. Sem impactos às operações.”
O avião militar que também identificou o OVNI verde brilhante foi um avião de transporte de suprimentos das Forças Armadas Canadenses. De acordo com especialistas, o piloto aumentou a altitude do avião militar em 300 metros, provavelmente buscando desviar o objeto ou conseguir uma visão melhor.
O voo comercial, levando passageiros, estava viajando de Boston para Amsterdã, enquanto o transporte militar Canadense tinha por destino uma base em Colônia na Alemanha, partindo de Ontario.
Não há dados suficientes para afirmar o que na verdade era o objeto, segundo o relatório. Ainda assim, as autoridades afirmam que o mais provável é que o OVNI verde brilhante foi um meteoro. Isso se reforça pelo fato de que o avistamento aconteceu durante os primeiros estágios da chuva de meteoros Perseidas.
Registro do OVNI verde brilhante
Ao contrário dos Estados Unidos, as Forças Armadas do Canadá não mantém um rastreamento ativo de todos os OVNIs observados no país. Ainda assim, boa parte dos dados da observação permanecem confidenciais e provavelmente nunca chegarão ao público, como é de se esperar quando tratamos de dados militares.
Ainda assim, na metade deste ano, os Estados Unidos liberaram ao público um conjunto de mais de 140 observações de objetos voadores não identificados nos últimos anos. A maior parte do relatório, todavia, permanece evidentemente confidencial. O país também mantém uma investigação constante de quaisquer incidentes com este tipo de objeto no país.
Ainda de acordo com as autoridades canadenses, o OVNI não representou nenhum risco a ambos os aviões.
O relatório oficial está disponível no site do Governo do Canadá.