Piso com incrível mosaico romano é desenterrado na Itália

Erik Behenck
O mosaico estava escondido alguns metros abaixo da terra. Foto: Comuna di Negrar di Valpolicella

Um incrível mosaico romano foi descoberto durante escavações em um vinhedo no norte da Itália. O piso está bem preservado e foi datado como do século III. Os pesquisadores conseguiram identificar que a faixa de azulejos multicoloridos e intricadamente estampados era parte da fundação de uma vila romana.

Os arqueólogos identificaram vestígios de uma antiga residência em uma área montanhosa, na cidade de Negrar di Valpolicella, próxima de Verona, em 1922. Entretanto, levou quase 100 anos para pesquisadores retornarem ao local.

Mosaico romano encontrado na Itália
(Foto: Comuna de Negrar di Valpolicella / Facebook)

LEIA TAMBÉM: Escultura de 2 mil anos de idade desenterrada em Roma

Assim, uma equipe do Belas Artes e Paisagem de Verona começou a realizar escavações na região. Mas a pandemia de Covid-19 fez com que os trabalhos fossem interrompidos. As escavações se mantiveram ativas por apenas uma semana.

“Após inúmeras décadas de tentativas fracassadas, parte do piso e fundações da vila romana localizada ao norte de Verona, descoberta por estudiosos há um século, finalmente foi trazida à luz”, diz um comunicado das autoridades locais.

O mosaico romano e outras descobertas

O mosaico romano é apenas uma parte de uma vila descoberta no século passado. Para que o tesouro arqueológico possa se tornar acessível, os pesquisadores irão contar com a ajuda das autoridades locais e proprietários da vinha. Mas, esse procedimento deverá exigir tempo e investimentos financeiros.

Incrível mosaico romano
(Foto: Comuna de Negrar di Valpolicella / Facebook)

“Acreditamos que um local cultural desse valor merece atenção e deve ser aprimorado”, disse o prefeito de Negrar di Valpolicella, Roberto Grison. “Por esse motivo, juntamente com o superintendente e os responsáveis ​​pelos fundos agrícolas, encontraremos uma maneira de tornar esse tesouro agradável”, completou o mandatário.

VEJA TAMBÉM: Sumidouros de Roma revelam incrível descoberta arqueológica

O mosaico romano não é a única descoberta importante relacionada a antiga história dessa civilização que dominou boa parte da Europa. Recentemente, um buraco de pia se abriu no meio de uma rua, revelando sete lajes de pedras de pavimentação provisoriamente datadas entre 27 e 25 a.C.

A arquitetura romana muitas vezes é considerada uma vertente da arquitetura grega, mas tinha características próprias. O Panteão é um dos edifícios mais conhecidos, localizado em Roma e que permanece em pé até os dias de hoje.

A Itália está voltando ao normal

Após meses de bloqueio devido a pandemia, instituições culturais e museus italianos estão reabrindo, com as devidas medidas de segurança, para diminuir os riscos de contaminação pelo Novo Coronavírus. Conforme a Euronews, o Parque Arqueológico de Pompeia já está aberto e realiza monitoramento da temperatura dos visitantes.

O Coliseu deve voltar a receber visitantes no dia 1º de junho. Mas, todos os turistas devem utilizar máscaras e devem passar por controles de temperaturas antes da entrada.

Compartilhar