Máscaras são eficazes no combate à Covid-19. Saiba o que os especialistas dizem

SoCientífica
(Imagem: Pixabay)

Desde o início do mês de março desse ano, os fabricantes de máscaras para proteção contra a Covid- 19 já lidam com o problema da falta de matérias-primas diversas para a produção, segundo informações do jornal O Globo. Isso porque a demanda cresce a cada momento devido à curva ascendente da Covid-19 no Brasil.

A falta de material para a produção de máscaras atinge, em especial, os fabricantes de máscaras para uso de não-profissionais da saúde.    

Mas o uso de máscaras de tecido realmente funcionam?

De acordo com informações do site Smithsonan, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) de diversos países do mundo chegaram à conclusão de que as máscaras feitas de tecido realmente são recomendadas. Elas diminuem o risco da contaminação e da transmissão do novo Coronavírus.  

O uso é recomendado em lugares públicos, além da necessidade do distanciamento social. Como nem sempre o distanciamento social pode ser seguido à risca no dia a dia, o uso das máscaras de tecido se torna ainda mais importante contra a Covid-19.

A utilização das máscaras para a proteção contra o novo Coronavírus, no entanto, ainda não é exigência, pelo menos em muitos países, como no caso do Brasil. Entretanto, o uso deve ser feito como forma de conscientização e precaução.

É imprescindível, também, a lavagem constante das mãos, além de uso do álcool a 70%.

Como as máscaras protegem contra a Covid- 19?

Vale ressaltar que a Covid-19 é causada pelo novo Coronavírus – o SARS-CoV-2. Esse vírus é transmitido por partículas invisíveis facilmente de uma pessoa para outra, em uma proporção superior a 1:6.

A tosse, um espirro ou a simples fala de uma pessoa contaminada pode ser suficiente para a transmissão da Covid-19. Uma pessoa infectada pode transmitir o vírus para, no mínimo, 6 indivíduos não protegidos.

As máscaras de tecido, nesse caso, representam uma barreira eficaz contra partículas contaminadas pelo novo Coronavírus – ainda que não proteja o usuário 100%. Ainda, as máscaras de tecido protegem o nariz e a boca, partes do corpo mais vulneráveis para a entrada do vírus.

Ainda, acredita-se que até o novo Coronavírus ultrapassar a máscara de tecido, ele poderá ter evaporado no ar com o veículo transmissor (saliva e mucos contaminados).

Outro ponto para a importância do uso das máscaras de tecido são os indivíduos assintomáticos. Esses podem estar com a Covid-19, mas não apresentarem nenhum dos sintomas, embora transmitam o vírus da mesma maneira.

Vale saber ainda que as máscaras de tecido devem ser higienizadas depois de serem usadas em locais públicos, com álcool 70% ou água sanitária.

Máscaras para uso profissional

De acordo ainda com o CDC, as máscaras para uso profissional devem ser destinadas apenas àqueles que atuam na área da saúde. Isso porque a contato de tais pessoas com indivíduos já contaminados é muito maior.

Ao liberar máscaras de uso profissional para a população em geral, esse acessório de proteção se tornaria ainda mais escasso. Com isso, criaria um “efeito cascata”: profissionais da saúde estariam mais expostos à Covid-19, colocando-se em risco e aumentando a transmissão comunitária da doença em geral.

Compartilhar