5 previsões da ficção científica que podem se tornar realidade

Felipe Miranda
Imagem: SpaceWorks Enterprises

Algumas previsões da ficção científica podem passar muito longe da realidade, pois muitas vezes são baseadas em conceitos e tecnologias que ainda estão longe de se tornarem factíveis. No entanto, é interessante observar como algumas dessas ideias futurísticas apresentam evidências de que um dia possam funcionar. Isso ocorre porque os autores de ficção científica muitas vezes são visionários, capazes de antecipar tendências e desenvolvimentos tecnológicos antes mesmo de eles se materializarem no mundo real.

Com a evolução constante da ciência e da tecnologia, é possível imaginar que muitos desses conceitos antes considerados impossíveis possam se tornar realidade em um futuro não tão distante. Assim, a ficção científica acaba desempenhando um papel importante não apenas como entretenimento, mas também como inspiração para novas descobertas e inovações que moldam o curso da humanidade.

Abaixo, separamos 5 dessas visões que poderão se tornar realidade em breve ou no futuro distante.

Viagens espaciais comerciais

A Virgin Galactic está inaugurando a era das viagens espaciais comerciais. Por cerca de 450 mil dólares você pode ver o planeta Terra de bem longe.

As viagens são suborbitais, ou seja, não chegam à órbita da Terra. No entanto, os tripulantes já estão acessando o espaço, o que é muito emocionante.

Entre a lista das previsões da ficção científica, esta é a mais próxima da realidade.

Colônia em Marte

Basicamente, Elon Musk pauta sua vida em Marte: seus foguetes, suas tecnologias. Ele visa um dia chegar a Marte e construir uma colônia no planeta, como relata há anos.

Há também projetos governamentais visando levar, pela primeira vez, um humano para Marte. A NASA está prestes a lançar a missão Artemis, que levará o ser humano de volta para a Lua. A missão voará à bordo do SLS (Space Lauch System), um enorme foguete recém desenvolvido nos Estados Unidos.

image 23
Imagem: Mars Home Planet

Inicialmente, a ideia é criar uma base na Lua para servir de entreposto para abastecer os foguetes, por exemplo. Assim, as possibilidades da colonização do planeta vermelho estão cada vez mais visíveis para a humanidade.

Animação suspensa

Animação suspensa é a famosa hibernação que vemos nos filmes sobre viagens espaciais. Na animação suspensa, faz-se, de maneira externa, uma desaceleração dos processos fisiológicos vitais sem levar a pessoa à morte.

Em 2019, na Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, um grupo de pesquisadores conseguiu realizar um procedimento bem sucedido de animação suspensa.

No procedimento, os pesquisadores substituiram o sangue da pessoa por uma solução salina resfriada.

O uso atual do procedimento visa prolongar a vida de pacientes de casos graves para que se tenha mais tempo de tratá-los, e não, pelo menos ainda, as viagens espaciais.

Teletransporte

Algumas vezes, nos últimos anos, os pesquisadores conseguiram realizar teletransporte de partículas quânticas. Ele não ocorre da maneira que a ficção científica imagina, como um corpo humano inteiro sendo teletransportado entre naves espaciais.

O fenômeno responsável pelo teletransporte de partículas se chama entrelaçamento quântico, ou ação fantasmagórica à distância, como disse Einstein de maneira debochada. Nesse fenômeno, duas partículas se tornam uma, e o que acontece com uma, acontece com a outra instantaneamente.

Isso abre caminho para uma comunicação mais rápida do que a velocidade da luz – a velocidade máxima em que ondas eletromagnéticas podem viajar.

Por exemplo, a luz leva 3 minutos para percorrer o caminho entre Marte e a Terra. Com partículas entrelaçadas quanticamente, essa comunicação poderia ser instantânea, abrindo caminho para muita coisa, como avanços na computação.

Dobra espacial

Motores de dobra espacial integram as naves de Star Trek , ou Jornada nas Estrelas. Zefram Cochrane foi o cientista que inventou o motor de dobra, segundo a história da franquia.

Em 1994, o físico Miguel Alcubierre propôs que podia não ser impossível que os motores de dobra pudessem funcionar sem conflitos com a Teoria da Relatividade.

previsões da ficção científica
Algumas previsões da ficção científica podem se tornar realidade em breve. Imagem: Pixabay

“Muitas pessoas no campo da ciência estão cientes da Pulsão Alcubierre e acreditam que as pulsões de dobra não são possíveis por causa da necessidade de energia negativa”, disse o o astrofísico e cientista da Applied Physics da Universidade de Lund, Alexey Bobrick em um comunicado.

Mas uma equipe de cientistas acredita que motores de dobra podem ser possíveis.

“Isso, no entanto, não é mais correto; fomos em uma direção diferente da NASA e de outros e nossa pesquisa mostrou que existem na verdade várias outras classes de motores de dobra na relatividade geral. Em particular, formulamos novas classes de soluções de acionamento de dobra que não exigem energia negativa e, portanto, se tornam possíveis”, disse Bobrick.

Compartilhar