Antigamente, acreditava-se que não havia muito que se pudesse fazer como adulto para melhorar a saúde do cérebro e a função cognitiva. A maioria acreditava que o desenvolvimento cerebral ocorria na primeira infância e que uma vez que você atingisse uma certa idade, você apenas trabalhava com o que você tinha.
Agora sabemos que isso é falso.
Os primeiros anos de vida são quando o cérebro está mais plástico e maduro para aprender e crescer. Mas mesmo depois desses primeiros anos, o cérebro continua a evoluir e mudar ao longo da vida adulta.
Há muitas coisas que os adultos podem fazer para manter seus cérebros saudáveis e em crescimento. Aprender novas habilidades, manter-se ativo física e mentalmente, comer uma dieta saudável e dormir o suficiente são importantes para manter o cérebro afiado. Portanto, mesmo que os primeiros anos sejam cruciais para o desenvolvimento, nunca é tarde para começar a cuidar do seu cérebro.
5 passos para uma melhor saúde do cérebro
Alimente seu cérebro com o alimento certo
Uma dieta saudável e equilibrada é ideal para um corpo e um cérebro saudáveis, mas há alguns alimentos específicos que melhoram a saúde do cérebro.
Peixes gordurosos como salmão, arenque e sardinha são maravilhosos. Mirtilos, nozes, sementes e vegetais também são bons. O café é um bom neuroprotetor, assim como o chá-verde.
Evitar o excesso de açúcar e o excesso de alimentos processados é igualmente importante. Muito açúcar e certos aditivos aumentam a inflamação em todo o corpo, incluindo o cérebro, e podem contribuir para o declínio cognitivo e a demência.
Durma o suficiente
A privação do sono é comum na sociedade. A privação crônica do sono e a exaustão priva o cérebro do valioso tempo parado de que ele precisa para processar informações e se reabastecer. É enquanto você dorme que seu cérebro armazena novos conhecimentos e se livra de resíduos tóxicos. Quando você não dorme o suficiente, você não dá ao seu cérebro a chance de arquivar e armazenar novas informações.
Seja curioso e aprenda sobre tudo
O aprendizado constante de coisas novas ajuda seu cérebro a permanecer jovem e afiado. Seu cérebro prospera com novas experiências e estímulos.
Aprender uma nova língua ou um instrumento musical são duas formas poderosas de estimular seu cérebro. Você não precisa dominá-los ou tornar-se fluente, apenas o ato de aprender algo novo é útil já é o bastante.
Interaja socialmente
A interação social saudável é vital para a saúde de seu cérebro. O contato social regular estimula a liberação de neuroquímicos e ajuda a manter seu cérebro afiado. Estudos múltiplos de pessoas mais velhas que tinham uma excelente função cognitiva em comparação com muitos de seus outros colegas tinham algo em comum: vidas sociais ativas. Um desses estudos observou que o aumento do contato social aos 60 anos de idade estava associado a um risco 12% menor de demência mais tarde na vida.
Exercício regular
Uma maneira poderosa de manter seu cérebro saudável é através do exercício. Falta de exercício, dieta pobre, sono inadequado e estresse são fatores que podem impactar o funcionamento de seu cérebro. Se você estiver sem dormir, estressado e sem comer direito, você vai experimentar o esquecimento.
O exercício melhora a circulação, alivia o estresse e ajuda você a dormir mais profundamente. Isso é uma vantagem tremenda e pode ajudar a evitar leves sintomas de declínio cognitivo.
Caminhar é um ótimo exercício, assim como ciclismo e atividades ao ar livre, como caiaque, caminhadas, escaladas, etc. A musculação também ajuda.
Uma atividade surpreendente quando se trata de saúde cerebral é o agachamento. Um estudo do Professor Damian Bailey, da Universidade de Gales do Sul, mostrou que os agachamentos têm impacto no cérebro porque a mudança na gravidade faz com que seus vasos sanguíneos trabalhem mais para manter o equilíbrio. Esta ação tamponante faz com que os vasos liberem moléculas que estimulam novas conexões e novas células.