Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

5 benefícios incríveis do carvão ativado

carvão ativado
Fonte: Pinterest

Em algum momento você provavelmente já ouviu falar sobre os inúmeros benefícios do carvão ativado. Mas calma, não estamos nos referindo àquele utilizado para acender o fogo de uma churrasqueira. Apesar de possuírem a mesma coloração, eles são designados para funções diferentes em nosso dia a dia.

Durante a sua fabricação, suas ligações químicas são ativadas de maneira mais forte, permitindo que depois, ele possa ser separado mais facilmente dos outros compostos presentes no meio do processo de fabricação. Esse procedimento envolve, principalmente, compostos abundantes em carbono, tais como: madeira, casca de coco, turfa ou serragem.

Quais os benefícios para usar o carvão ativado?

A priori, sua liberação ocorreu somente de forma restritiva, para ajudar durante tratamentos em casos de envenenamento e overdoses. Com o passar do tempo, os profissionais observaram que esse composto poderia ter outras utilidades, como a eliminação de toxinas e em outras áreas. Mesmo que os estudos ainda sejam rasos, já foi descoberto algumas vantagens para usar esse componente, confira a seguir.

Continua depois da publicidade

1. Purificando a água

Como uma de suas funções é a absorção de toxinas, é colocado uma pequena quantidade do carvão dentro de recipientes com água, para que ela possa agir antes e depois de entrar dentro do organismo. Esse procedimento é feito, principalmente, em empresas e centros comerciais que recebem um grande fluxo de pessoas.

Carvão ativado deixa a água mais pura
Carvão ativado deixa a água mais pura. Fonte: Pixabay

Em uma pesquisa publicada em 2015 pela NCBI, foi usado o carvão ativado dentro de 32 recipientes que continham água e o resultado foi o seguinte: ele agiu ativamente ao eliminar, com eficácia, 100% do fluoreto que havia dentro das amostras. Deixando assim, a água sem microrganismos e nem toxinas.

2. Deixa os dentes branquinhos

Quando uma pessoa faz o uso de produtos para clareamento de seus dentes, ela estará usando, indiretamente, esse carvão. Ele está presente em uma grande quantidade de itens comerciais, pois sua eficácia como antifúngico, antiviral, antibacteriano e desintoxicante, foi comprovada pela ciência.

Arcada dentária fica mais branca com o uso de produtos com carvão
Arcada dentária fica mais branca com o uso de produtos com carvão. Fonte: Pixabay

Confira: Dez formas de perder a gordura da barriga, segundo a ciência

Assim, em 2017, alguns pesquisadores se reuniram para publicarem uma revisão de literatura falando sobre o uso do carvão em produtos dentários. No entanto, para aquele momento, não houve resultados comprobatórios acerca de sua utilização quanto ao clareamento dos dentes.

Continua depois da publicidade

3. Diarreia

Como esse produto age de maneira eficiente na água, eliminando os microrganismos dentro do intestino, ele também pode ser usado como um método de tratamento durante uma diarreia. Para fornecer dados mais verídicos, cientistas realizaram um estudo em 2017.

Na revisão de literatura que foi publicada, os autores chegaram à conclusão que sim, o carvão ativado pode ser usado contra as bactérias e fármacos que induzem a essa enfermidade. Também foi observado que os seus efeitos colaterais são menores, se comparados com outros medicamentos para a diarreia.

Pode ser útil no combate a diarreia
Pode ser útil no combate a diarreia. Fonte: Pinterest

4. Uma pele mais saudável

A pele é o órgão mais exposto aos ataques realizados por microrganismos. Pelo fato de não serem visíveis, esses pequenos seres utilizam a superfície da face como abrigo, podendo causar infecções e doenças mais graves em um futuro próximo.

No entanto, pensando no bem-estar deste órgão, é sugerido que seja induzido a um procedimento com o uso desse carvão, uma vez que ele consegue atrair as partículas menores como: bactérias, toxinas, produtos químicos, poeiras e sujeiras, para a região mais superficial, facilitando assim, a sua remoção durante uma limpeza.

Continua depois da publicidade
Limpeza facial com o carvão ativado
Limpeza facial com o carvão ativado. Fonte: Freepik.

5. Rins ativos

Nessa região corporal, o uso do carvão será benéfico para auxiliar os rins durante o processo de filtragem de toxinas ingeridas e de algumas drogas que não passaram por uma digestão completa. Estudos mais elaborados precisam ser feitos, entretanto, já existe alguns sobre essa metodologia.

Em uma pesquisa realizada em 2014 pesquisadores induziram insuficiência renal em camundongos, depois, eles utilizaram uma pequena porcentagem do carvão ativado – cerca de 20% -, dentro de sua comida e obtiveram resultados positivos. Os ratos apresentaram uma função renal mais eficiente e a sua taxa de infecção e dano, foi reduzida.

Ratos em testes laboratoriais
Ratos em testes laboratoriais. Fonte: Pixabay

Com informações da Medical News Today.


Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.