Uma espada milenar, de 5 mil anos, foi encontrada por uma estudante de arqueologia. Já é considerada uma das ferramentas deste tipo mais antigas descoberta até hoje. Estava junto com artefatos medievais em um museu italiano.
Até então, pensavam que essa espada era de origem medieval, com algumas centenas de anos e não mais do que isso. Porém, ao que tudo indica ela tem 5 mil anos e foi confeccionada no território onde hoje fica a Turquia, durante a idade do bronze.
A espada histórica foi localizada por Vittoria Dall’Armellina, em 2017. Na época ela cursava doutorado em arqueologia pela Universidade Ca’Foscari de Veneza. O mosteiro fica na beira de uma lagoa, em uma pequena ilha italiana. Com a ajuda de uma equipe, conseguiram desvendar o mistério.
Qual a origem da espada?
Pesquisadores da Universidade Ca’Foscari partiram em busca da resolução do mistério. Primeiro entraram em contato com o mosteiro San Lazzaro degli Armeni, que existe desde 1717, local onde o instrumento milenar estava guardado, praticamente sem destaque algum.
Ao realizarem pesquisas nos arquivos do monastério do padre Serafino Jamourlian, descobriram que a espada era doação de um colecionador armênio chamado Yervant Khorasandjian, para um monge, 150 anos atrás.
O presente foi recebido por Ghevond Alishan, um famoso poeta e escritor, que morreu em 1901. Assim, seus pertences foram levados para o mosteiro, a doação contava com um documento escrito à mão, no idioma armênio, datando a segunda metade do século XIX. Embora não se saiba a data exata de sua criação, a espada milenar havia sido encontrada em Kavak, onde hoje fica Trabzon, na Turquia.
Quando o monge Alishan morreu, essa espada foi levada para o museu do mosteiro, onde foi deixada com outros artefatos medievais, como se fosse de um período bem mais recente do que é na verdade. A história original você confere no Live Science.
Do que é feita a espada milenar?
Depois que testes foram realizados para descobrir a origem do material, conseguiram identificar que ela é fabricada com cobre arsênico, uma liga que une cobre e arsênio, popular há 5 mil anos, nessa época, o verdadeiro bronze ainda não havia sido inventado, unindo cobre e estanho. Então, a confecção da espada leva a crer que tenha sido criada no começo da Idade do Bronze.
“Eu tinha certeza da antiguidade da espada”, disse a arqueóloga que encontrou o instrumento. “Quando os resultados da análise revelaram que o material era cobre arsênico, foi uma grande satisfação”, completou a italiana.
Espadas semelhantes a essa foram localizadas no leste da Anatólia, uma região que envolve a Turquia, já espadas com estilo diferente, mas criadas no mesmo período história foram achadas em túmulos no sul do Cáucaso. Assim, os pesquisadores acreditam que havia pelo menos duas vertentes de espadas naquela região e na mesma época.
Era comum que as principais lideranças fossem enterradas com armas e objetos preciosos. Afinal, era uma forma de mostrar que aquelas pessoas eram guerreiras, e claro, a espada era um dos principais símbolos daqueles que lutavam.