Este escorpião foi uma das primeiras formas de vida a andar na Terra

Damares Alves
Imagem: Wendruff et al., Scientific Reports, 2020

Há quase 500 milhões de anos, artrópodes blindados com corpos segmentados e membros articulados, moluscos sem casca e organismos vacilantes e irreconhecíveis, caminhavam pela Terra. Dentre essas criaturas estava um escorpião que tinha a capacidade de respirar tanto nas águas dos oceanos antigos quanto em terra.

Uma das primeiras formas de vida a andar na Terra

Um artigo publicado na revista Scientific Reports descreve o pequeno artrópode 2,5 centímetros que viveu durante o período geológico siluriano de 443 a 416 milhões de anos atrás. O Parioscorpio venator, como foi batizado o pequeno predador, empurra a data do primeiro escorpião conhecido em até três milhões de anos. Além disso, ele é a evidência mais antiga de qualquer criatura com aparelho respiratório capaz de andar na terra.

Dois espécimes fósseis de Parioscorpio venator, desenterrados em Wisconsin. Este escorpião foi uma das primeiras formas de vida mais antiga a andar na Terra. (Wendruff et al., Scientific Reports, 2020)
Imagem: Wendruff et al., Scientific Reports, 2020

Segundo o estudo, o que permitia que esses pequenos predadores pudessem respirar tanto na terra quanto no mar, eram seu ‘seios pulmo-pericárdicos’.  O sistema respiratório e circulatório do escorpião são quase idênticos aos escorpiões modernos que conhecemos, mas operavam de forma semelhante ao de um caranguejo-ferradura, que vive principalmente na água, mas que é capaz de fazer incursões curtas na terra.

Um fóssil de Parioscorpio venator (a) comparado a uma imagem microscópica de Centruroides exilicauda (b) e Hadogenes troglodytes (c), ambos escorpiões modernos. "bl" significa pulmões de livros, uma estrutura respiratória, e "pc" representa pericárdio, uma estrutura que envolve o coração. As barras de escala são de 1 milímetro para aeb e 1 centímetro para c. (Wendruff et al., Scientific Reports, 2020)
Imagem: Wendruff et al., Scientific Reports, 2020

O antigo escorpião tinha capacidade de respirar fora da água, mas isso significa que ele o fazia?

O fóssil do Parioscorpio venator foi encontrado em um ambiente de águas rasas e provavelmente viveu no mar, mas seu sistema respiratório os permitia viver fora da água. Os ‘seios pulmo-pericárdios’ conectavam os órgãos respiratórios da criatura com o seu sistema circulatório, assim como os escorpiões que caçam pela Terra atualmente, entretanto este é um fóssil muito antigo e não foram encontradas evidências de pulmões ou guelras, portanto seria precipitado afirmar com certeza que esses escorpiões viveram na terra ou no mar. É apenas uma possibilidade, e ela entusiasmante.

Um fóssil do Parioscorpio venator , um escorpião de 437 milhões de anos que se assemelha a espécies modernas. b mostra sua pinça esquerda; c mostra seus olhos compostos; d e e mostram suas estruturas respiratórias e circulatórias; f mostra o final de sua cauda. (Wendruff et al., Scientific Reports, 2020)
Imagem: Wendruff et al., Scientific Reports, 2020

Há 440 milhões de anos uma outra forma de vida já dominava a Terra

Embora o escorpião seja o animal mais antigo a emergir dos mares para a terra até agora, quando ele chegou lá estava longe de estar sozinho, pois uma outra forma já havia se estabelecido nos solos antigos: Os Tortotubus.

Filamento principal de T. protuberans com ramos primários e ramos secundários nascentes. (verisimilus / CC BY 3.0)
Filamento principal de T. protuberans com ramos primários e secundários nascentes. Imagem: verisimilus/CC BY 3.0

Um estudo publicado no Botanical Journal da Linnean Society demonstrou como os fungos fossilizados, chamados d Tortotubus, viviam há cerca de 440 milhões de anos atrás.

Compartilhar