Fóssil de rã de 120 milhões de anos encontrado com algo incomum no estômago

SoCientífica

O que os animais antigos comeram? É uma pergunta que geralmente é respondida com evidências indiretas, como a forma da mandíbula de uma criatura, a estrutura de seus dentes ou a inferência das dietas dos descendentes modernos. Raramente os cientistas desenterram evidências diretas de hábitos alimentares passados.

No entanto, os pesquisadores Lida Xing, Kecheng Niu e Susan Evans conseguiram encontrar um espécime de sapo extinto, o Gerobatrachus baoshanensis, com um esqueleto de salamandra quase completo alojado dentro do intestino do animal. Eles descreveram a descoberta na revista Scientific Reports.

O fóssil foi originalmente descoberto em depósitos de sedimentos de 120-125 milhões de anos da Formação Guanghua, no nordeste da China, e posteriormente levado ao Museu de História Natural da Pedra de Yingliang, em Nan’an.

sapo

O sapo tem cerca de 7,4 centímetros de comprimento, do focinho à pélvis. Sua presa de salamandra é claramente visível quando se olha a parte inferior do sapo, ocupando uma parte significativa do intestino. Você pode ver a cauda da salamandra projetando-se sobre a espinha do sapo.

Os pesquisadores descreveram que “o esqueleto da salamandra está praticamente intacto com seus ossos em associação. Isso sugere que ele foi capturado e engolido inteiro, aparentemente pela cauda, dada a posição do esqueleto (com a cabeça deitada proximalmente no intestino) e presumivelmente ainda viva, e não muito antes de o sapo morrer e ser enterrado.

O predador e a presa eram de tamanhos semelhantes e, embora a salamandra fosse mais graciosa em sua estrutura, deve ter havido uma luta entre eles.”

O incomum do título é porque, nos dias de hoje, salamandras são mais conhecidas por comer rãs do que vice-versa.

ADAPTAÇÃO DO INGLÊS: 120-Million-Year-Old Fossil Frog Found With Salamander in Stomach [RealClearScience]