EspaçoEm breve, o Brasil vai presenciar o maior eclipse lunar do século 21

Redação1 ano atrásEclipse Lunar.
https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2018/07/000_YF6F2.jpg

O Brasil vai presenciar o mais longo eclipse lunar do século 21, na próxima sexta-feira, dia 27 de julho.

Com duração de 1 hora e 40 minutos, o eclipse terá início às 16:30 e terá sua fase final às 18:31, no horário de Brasília.

De acordo com o Observatório Nacional, a parte leste do Brasil verá o eclipse total – na parte oeste, o eclipse será visto somente como parcial.

A partir das 18h13min, a Lua vai começar a sair da sombra mais escura. Nesse momento começará o eclipse parcial, que vai até as 19h19min. Nesse instante a Lua começará a entrar na sombra mais clara, o que marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29min.

POR QUE É O ECLIPSE MAIS LONGO?

Afinal, por que esse será o eclipse mais longo do século? A pesquisadora do Observatório Nacional Josina Nascimento diz que “é tudo uma questão de geometria: nesse eclipse a Lua vai passar bem no centro da sombra da Terra”.

A pesquisadora diz que é fácil ver diversos planetas no céu em julho, principalmente Marte, que estará próximo da Lua no dia do eclipse. “Vários planetas estão visíveis a olho nu no céu: Vênus está visível a oeste após o pôr do Sol, Júpiter já está alto no céu quando o Sol se põe, Saturno está visível também no início da noite a leste e Marte que está em máxima brilhância, está visível a leste logo no início da noite.”

Ela lembra que o próximo eclipse total da Lua será na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019, quando, diz ela, “o Brasil inteiro verá o eclipse total da Lua do início ao fim”.

Fonte: BBC