12 frutas e vegetais com os maiores resíduos de pesticidas

Daniela Marinho
Frutas e vegetais com os maiores resíduos de pesticidas. Imagem: Canva

Substâncias químicas utilizadas para controlar pragas e doenças em plantações e na agricultura em geral, os pesticidas são projetados para matar ou reduzir a população de organismos considerados danosos para as plantas ou culturas em questão, tais como insetos, ácaros, fungos, ervas daninhas, entre outros. Embora os pesticidas possam ser eficazes na proteção das culturas, eles também podem ser extremamente prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. Nesse sentido, saiba quais são as 12 frutas e vegetais com os maiores resíduos de pesticidas.

Mesmo com a publicação de diversos estudos alertando sobre os perigos dos pesticidas, sobretudo para crianças, cerca de 75% das frutas e vegetais não orgânicos consumidos nos Estados Unidos possuem vestígios de substâncias altamente tóxicas.

Frutas e vegetais com os maiores resíduos de pesticidas: 12 tipos mais problemáticos

De acordo com um estudo publicado em 2019 na Environmental Health descobriu que, dos pesticidas usados ​​na agricultura dos EUA em 2016, 322 milhões de libras eram de pesticidas proibidos na União Europeia, 26 milhões de libras eram de pesticidas proibidos no Brasil e 40 milhões de libras eram de pesticidas proibidos na China. Os autores observam que “A maioria dos pesticidas proibidos em pelo menos duas dessas três nações não diminuiu consideravelmente nos EUA nos últimos 25 anos e quase todos permaneceram constantes ou aumentaram nos últimos 10 anos”.

Desse modo, nos EUA, não muito diferente de como acontece no Brasil, recai no consumidor a responsabilidade de evitar os alimentos com pesticidas considerados tóxicos. Contudo, lá existe o Guia do comprador anual de pesticidas em produtos sem fins lucrativos do Environmental Working Group (EWG) para ajudar a população a fazer boas escolhas. A edição de 2023 inclui dados de 46.569 amostras de 46 frutas e vegetais, abrangendo 251 pesticidas diferentes.

Veja, então, quais são as frutas e vegetais com os maiores resíduos de pesticidas:

  1. Morango;
  2. Espinafre;
  3. Couve;
  4. Pêssego;
  5. Pera;
  6. Nectarina;
  7. Maçã;
  8. Uvas;
  9. Pimentas quentes;
  10. Cerejas;
  11. Amoras;
  12. Vagens.

O que dizem os especialistas

Alexis Temkin, Ph.D., toxicologista do EWG, disse que “Apesar da abundância de ciência que relaciona a exposição a pesticidas com sérios problemas de saúde, um coquetel potencialmente tóxico de produtos químicos preocupantes continua contaminando muitas das frutas e vegetais não orgânicos consumidos pelos consumidores”.

Dessa forma, as descobertas mostram a enorme necessidade de regulamentações rígidas, sobretudo como os pesticidas são usados nas plantações.

O problema dos mirtilos e feijões

frutas e vegetais com os maiores residuos de pesticidas
Os mirtilos estão entre as frutas com maiores resíduos de pesticidas. Imagem: Canva

A organização afirma que “Mais de 70% dos feijões verdes tinham pelo menos dois pesticidas, com um total de 84 pesticidas diferentes encontrados em toda a safra. Seis por cento das amostras mostraram resíduos de acefato, um pesticida tóxico que a Agência de Proteção Ambiental baniu para uso em feijão verde há mais de 10 anos. Feijão verde também tinha vestígios de vários pesticidas proibidos na União Europeia, mas permitidos nos EUA”.

Além disso, quase 80% das amostras de mirtilo continham dois ou mais pesticidas. Foram detectados organofosforados tóxicos para o sistema nervoso humano, especialmente para o cérebro em desenvolvimento de crianças. Em 2015, o malathion foi classificado como provavelmente cancerígeno para humanos pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer. Em suma, 90% das amostras de ambos os itens continham resíduos de agrotóxicos; algumas amostras revelaram vestígios de até 17 pesticidas diferentes.

“Morangos mofados”

Os testes de morango do USDA revelaram que 99% dos morangos convencionais testados tinham resíduos detectáveis ​​de pelo menos um pesticida; a amostra de morango mais suja tinha resíduos de 22 pesticidas diferentes e produtos de decomposição.

Diante do exposto, vale salientar que se deve priorizar sempre que possível os alimentos orgânicos, pois são utilizados menos pesticidas em sua produção. Além de evitar problemas com a saúde, há menos prejuízos para o solo, para os trabalhadores agrícolas e até para os animais polinizadores.

Compartilhar