10 melhores plantas para cultivar na sua cozinha e enriquecer o ambiente

Damares Alves
Imagem: Pinterest

As plantas são uma maneira maravilhosa de adicionar um toque de cor e vida a qualquer espaço, e a cozinha não é exceção.

Sejam para purificar o ar, trazer um estímulo visual ou até para fornecer ingredientes frescos para suas receitas, as plantas podem transformar sua cozinha em um refúgio verdejante.

Selecionamos aqui dez plantas ideais para esse canto especial da casa, que não apenas prosperarão, mas também trarão funcionalidade e alegria ao seu dia a dia.

Jibóia

As melhores plantas para a sua cozinha
Imagem: Elle Hughes

A jibóia, uma planta intrigante também conhecida como hera-do-diabo, é notável por sua resiliência e flexibilidade. Com uma habilidade surpreendente de se adaptar a vários níveis de luz, desde a luz solar direta até a sombra parcial, ela é uma verdadeira sobrevivente no reino vegetal.

A jibóia tem uma tolerância admirável a períodos de seca, tornando-a uma opção perfeita para aqueles que podem esquecer de observar suas plantas de vez em quando.

Mas as qualidades dessa planta não se limitam às suas condições de cultivo. A jibóia se destaca como uma escolha estética incrível para sua cozinha. Sua natureza pendente a torna ideal para ser colocada em prateleiras altas ou suspensas do teto, otimizando o espaço disponível e adicionando um toque de charme vertical ao ambiente.

Imagine sua cozinha, por exemplo, com uma bela jibóia divertida, adicionando um toque de verde e vida ao espaço. É uma maneira simples, mas eficaz, de incorporar a natureza à decoração da sua casa.

Filodendros

pexels sasha kim 9413775
Imagem: Sasha Kim

Os filodendros, parentes próximos das jibóias, não são apenas notáveis ​​pela sua beleza estética, mas também são extremamente simples de cuidar, tornando-os uma escolha popular para jardinagem interna. Eles se desenvolvem bem sob luz indireta, o que significa que você pode colocá-los em quase qualquer lugar da casa e eles ainda prosperarão.

Assim como as jibóias, os filodendros são tolerantes à seca. Então, se você ocasionalmente esquecer de regá-los, eles perdoarão você. Esta característica resistente os torna ideais para aqueles com um estilo de vida agitado ou para quem está apenas começando a explorar o mundo da jardinagem.

Além disso, os filodendros não são apenas uma adição visualmente agradável a sua cozinha, eles também têm um benefício funcional significativo. São excelentes purificadores do ar. Eles ajudam a melhorar a qualidade do ar ao redor, absorvendo toxinas presentes no ar, o que contribui para um ambiente mais saudável e fresco.

Ervas Aromáticas

herb 4222297 1280
Imagem: Sasha Kim

Cultivar suas próprias ervas aromáticas é uma maneira incrível de melhorar sua experiência culinária.

Imagine ter cheiro-verde, salsinha, hortelã, tomilho, alecrim, manjericão, orégano e coentro crescendo bem ao seu lado enquanto você cria pratos deliciosos na cozinha. Não só essas ervas trazem sabores vibrantes e frescos para a sua comida, mas também adicionam um aroma maravilhoso que pode transformar sua cozinha em um paraíso gourmet.

Além disso, cultivar suas próprias ervas pode ser uma atividade relaxante e gratificante. Cuidar do seu jardim de ervas permite que você se reconecte com a natureza, mesmo estando dentro de casa, e há algo extremamente sobrecarregado em ver as plantas que você cuidou crescer e prosperar.

Essas ervas são simples de cultivar, contanto que sua cozinha tenha um local que receba luz solar direta e intensa durante a maior parte do dia, as ervas crescerão facilmente.

Suculentas

pexels jessica lewis 2239672
Imagem: Jessica Lewis

Incorporar suculentas na decoração de sua cozinha pode ser uma maneira maravilhosa de trazer um pouco de natureza para dentro de casa, especialmente se o espaço receber muita luz. Essas plantas são conhecidas por sua habilidade de armazenar água, o que as torna extremamente resistentes. Mas cuidado! Não exagere nas regas, o exesso de água faz com que as as raízes da suculenta apodressam muito rápido.

O que realmente distingue as suculentas é a sua diversidade impressionante. Com milhares de espécies disponíveis, cada uma com seus próprios formatos, tamanhos, núcleos, e com lindas formas factrais, você pode facilmente encontrar uma que se encaixe perfeitamente no estilo da sua cozinha. Seja uma Echeveria elegante com suas folhas em forma de rosa ou uma intrigante Crassula ovata (planta de jade) com sua estrutura arborescente, as suculentas trazem uma variedade visual que pode realmente animar o espaço.

Além disso, as suculentas não são apenas esteticamente agradaveis, mas também trazem benefícios para a saúde. As suculentas podem purificar o ar, absorvendo toxinas e liberando oxigênio. Além disso, algumas suculentas como a Aloe Vera têm propriedades curativas.

Planta-Aranha

pexels mathias reding 5331915
Imagem: Mathias Reding

As plantas-aranhas são realmente uma adição encantadora e de baixa manutenção para qualquer cozinha. Com sua folhagem pendente e vivaz, elas têm a capacidade de transformar qualquer espaço comum em um ambiente mais sofisticado e acolhedor.

O que torna as plantas-aranha particularmente fascinantes é a maneira como elas florescem e produzem prolíficos quando estão em condições ideais. Esta aparência, conhecida como “produção de estolões”, é uma vista maravilhosa e uma indicação clara de que sua planta-aranha está feliz e saudável.

No entanto, apesar de sua resistência, as plantas-aranha têm uma certa aversão à luz solar direta. Uma exposição prolongada pode causar queimaduras nas folhas, causando danos irreparáveis. Portanto, é importante colocá-los em um local onde possa receber luz indireta e brilhante.

Em termos de cuidados, as plantas-aranha são bastante tolerantes e simples de manter.

Espada-de-são-jorge

sansevieria 2582056 1280
Imagem: Katerina Maglogianni

As plantas espada-de-são-jorge têm uma reputação bem merecida de serem tanto esteticamente belas quanto extremamente resistentes. Elas apresentam uma variedade impressionante de cores e formas, desde as clássicas folhas verdes pontiagudas até variedades mais exóticas com bordas douradas ou prateadas. Isso as torna extremamente versáteis em termos de decoração, capazes de complementar qualquer estilo de cozinha.

Um dos maiores atrativos das espadas-de-são-jorge é a sua capacidade de se adaptar a diferentes níveis de luz. Essas plantas prosperam em tudo, desde um local ensolarado na janela da cozinha e podem prosperar até um canto mais sombrio. Essa adaptabilidade torna-se perfeita para praticamente qualquer espaço na sua cozinha, seja ele iluminado pela luz do sol ou mais afastado da janela.

Mas o que realmente distingue as espadas-de-são-jorge é a facilidade de cuidado. Essas plantas são notoriamente resistentes e requerem pouca manutenção.

Além disso, as espadas-de-são-jorge não são apenas belas, mas também úteis. Segundo a NASA, essas plantas são excelentes purificadores de ar, capazes de remover toxinas do ambiente.

Árvore-de-Borracha

pexels skylar kang 6044736
Imagem: Skylar Kang

A Ficus elastica, também conhecida como árvore-da-borracha, é uma escolha excepcional para quem procura uma planta de grande porte que se destaque na decoração da cozinha. Esta espécie apresenta uma folhagem exuberante e um porte imponente, capaz de transformar qualquer espaço comum em um ambiente sofisticado e aconchegante.

Uma das maiores vantagens do Ficus elastica é a sua adaptabilidade. Esta planta prospera em uma variedade de condições de cultivo, podendo se desenvolver tanto em ambientes bem iluminados quanto em locais com luz indireta, tornando-a uma excelente opção para diferentes espaços da cozinha.

Outra característica interessante desta planta é sua flexibilidade em termos de tamanho e forma. A Ficus elástica pode ser podada regularmente para manter o formato e tamanho desejados, permitindo que você controle o seu crescimento de acordo com as necessidades do seu espaço.

Café

Planta cafe
Imagem: Cori Sears

Se você é um amante de café e quer trazer um pouco dessa paixão para a decoração da sua cozinha, a planta do café é uma escolha excepcional. Embora não produza grãos em ambientes internos, essa planta é altamente apreciada por sua beleza estética, com suas folhas estendidas e formato compacto, que adicionam um toque verde e vibrante ao ambiente.

As folhas da planta do café são particularmente atraentes – elas são de um verde profundo e possuem uma textura brilhante e cerosa que reflete a luz de maneira encantadora. Além disso, a planta mantém um tamanho manejável, geralmente crescendo até cerca de 2 metros em ambientes internos, o que a torna perfeita para a cozinha.

O café se adapta bem a uma variedade de condições de luz, mas a luz indireta é ideal para seu crescimento saudável. Ela também precisa de regas frequentes, mas sem deixar o solo encharcado, para evitar o apodrecimento das raízes.

Zamioculca

pexels lokesh tiwari 8549168
Imagem: Cori Sears

A Zamioculcas zamiifolia, muitas vezes referida comoapenas como zamioculca, é uma planta tropical perene que se originou no leste da África. Esta planta é conhecida por sua resistência notável e facilidade de cuidado, tornando-a uma adição perfeita para a decoração da cozinha para quem valoriza a praticidade.

O que realmente distingue a zamioculca, no entanto, é a sua adaptabilidade. Ela pode prosperar em condições de luz variáveis, incluindo baixa luz, o que a torna perfeita para aqueles cantos da cozinha que não recebem luz solar direta. Além disso, a zamioculca precisa ser regada apenas a cada 2-3 semanas. Isso significa que mesmo se você esquecer de regá-la por um tempo, ela ainda estará bem.

Violeta Africana

saintpaulia 3079806 1280
Imagem: Светлана

Para aqueles que desejam trazer um toque de cor e vivacidade para a cozinha durante quase todo o ano, as violetas africanas (Saintpaulia) são uma escolha excepcional. Originárias da Tanzânia e Quênia, na África Oriental, estas plantas são conhecidas por sua beleza estonteante e capacidade de florescer durante quase todo o ano.

As violetas africanas são plantas compactas, o que significa que não ocupam muito espaço, tornando-as ideais para ambientes menores como a cozinha. Com suas folhas verdes-escuras, carnudas e com uma textura aveludada, elas são visualmente atraentes mesmo quando não estão em flor.

Essas plantas são amantes de luz, mas podem prosperar em luz indireta a luz solar direta, o que as torna perfeitas para colocar na bancada da cozinha ou na janela que recebe luz filtrada. Além disso, as violetas africanas não devem ser regadas frequentemente, mas é importante evitar o excesso de água, pois isso pode ser prejudicial para a planta.

Outro aspecto interessante sobre as violetas africanas é que elas podem ser facilmente propagadas a partir de um corte de folha, o que significa que você pode cultivar várias dessas belas plantas a partir de uma única planta mãe.