Você pode ser imune à Covid-19 e isso é uma boa notícia

SoCientífica
Vida cotidiana em Pequim após a China declarar o Coronavírus controlado. (Imagem: Getty)

Sabia que você pode ser imune à Covid-19 e isso é uma boa notícia? Isso de acordo com alguns cientistas que consideram, por exemplo, que pessoas já infectadas pelo novo Coronavírus podem ter anticorpos contra a doença.

Parte desses estudos se baseia no teste sorológico. O teste investiga anticorpos específicos no sangue de um indivíduo. Os resultados podem mostrar, conforme esses anticorpos, quanto uma população teve contato com o SARS-CoV-2.

Controvérsias: anticorpos e os testes

O teste é feito algumas horas após um agente estranho ter infectado uma pessoa, no caso o SARS-CoV-2. O vírus se instala no sangue e o sistema imunológico do individuo começa a criar anticorpos específicos para combater o “invasor”

“O objetivo de um teste de anticorpos é, em vez de perguntar se você se sentiu doente ou não com a Covid-19, é questionar se o sistema imunológico viu o Coronavírus.”, explica o professor assistente do Departamento de Ciência da Computação da Universidade do Colorado Boulder, Daniel Larremore. O professor também trabalha no Instituto BioFrontiersr.

Conforme relatado pelo site Live Science, os testes de anticorpos, em geral, são direcionados para a detecção de uma das duas moléculas: imunoglobulina M e imunoglobulina G. Depois de alguns dias, o sistema imunológico passa a produzir quantidades de imunoglobulina M. E, cerca de 2 semanas depois, o organismo libera altas quantidades da imunoglobulina G.

Assim, essa resposta imune pode demorar um pouco para ser revelada. Os testes de anticorpos, portanto, serão negativos para a Covid-19 naqueles infectados recentemente e, por isso não traz resultados satisfatórios para diagnosticar a doença.

“Se é o começo da infecção, você não pega, é algo que só se desenvolve mais tarde”, disse ao LiveScience a viróloga e imunóloga Melanie Ott, do Instituto Gladstone da Universidade da Califórnia. 

Afinal, tem como saber se eu sou imune à Covid-19?

Melanie explica: “Resumindo, se você produz anticorpos, provavelmente tem algum tipo de imunidade. Mas não sabemos por quanto tempo”.

Conclui-se, então, que os testes​​ de anticorpos podem até dar uma estimativa de quantas pessoas foram infectadas. Por outro lado, não há como garantir que um indivíduo esteja realmente imune à doença.

Vale ressaltar, ainda de acordo com Melaine, que inúmeros testes de anticorpos estão no mercado. No entanto, os resultados não podem ser interpretados com exatidão, pelo fato de não ter como concluir se são ou não confiáveis.

“A ciência precisa de tempo para fazer as coisas corretamente”, disse Melaine. “Esse vírus não está nos deixando muito tempo. Mas às vezes não ajuda ter pressa.”, concluiu.

Compartilhar