Você consegue localizar as cobras venenosas camufladas entre as folhas?

Damares Alves
Imagem: Bonnie Keller

Bonnie Keller, da K2C Wildlife Encounters, capturou uma impressionante imagem de três serpentes-mocassim-cabeça-de-cobre (Agkistrodon contortrix) escondidas entre folhas caídas.

Essas cobras, nativas do leste da América do Norte, são conhecidas por sua habilidade de se camuflar efetivamente. Seu padrão de escamas em formato de ampulheta, combinado com a coloração marrom, as torna praticamente invisíveis em meio às folhas.

Keller, que trabalha com a realocação de cobras e outros pequenos animais na Virgínia, ficou impressionada com a facilidade com que as cobras se misturaram ao ambiente após serem soltas. “A evolução favoreceu esta coloração para protegê-las de predadores como raposas, aves de rapina, etc.”, disse ela.

O perigo oculto

A K2C, em uma postagem no Facebook, alertou sobre o perigo que essas cobras representam devido à sua camuflagem. “Veja o que acontece quando você tem serpentes em folhas… mágica, elas desaparecem!! Felizmente, as serpentes tendem a ficar em lugares com mais cobertura, mas esteja vigilante!”

image
Localização das cobras. Imagem: Bonnie Keller

A imagem foi tirada durante um processo de realocação de cobras que haviam sido capturadas em outro local. Keller destacou a localização das cobras na imagem editada, onde as cobras estão circuladas em vermelho.

Aprendendo da maneira mais difícil

Nina Mislyan, uma usuária do Facebook, comentou que aprendeu “da maneira mais difícil” o quão eficaz pode ser a camuflagem das serpentes-mocassim-cabeça-de-cobre quando seu cachorrinho foi mordido por uma delas. “Bonnie ajudou a realocar a serpente que estava no nosso quintal, perto dos nossos arbustos onde havia folhas e cobertura, e desde então mantemos nosso quintal um pouco mais organizado e esperamos que não seja tão acolhedor para as cobras”, disse ela.

Com essa história, fica o lembrete para estarmos sempre atentos ao nosso redor, pois nunca se sabe o que pode estar à espreita.

Compartilhar