Vídeo inédito mostra golfinhos roubando iscas de forma engenhosa

A resolução de problemas físicos e mentais em jogo é verdadeiramente impressionante.

Damares Alves
Imagem: Captura de tela do Dolphin Discovery Center/YouTube

Câmeras subaquáticas na costa da Austrália Ocidental capturaram um comportamento fascinante dos golfinhos-nariz-de-garrafa e dos caranguejos locais na Baía de Koombana, perto de Bunbury, do qual os cientistas acreditam ser inédito.

Por décadas, esses golfinhos e caranguejos têm travado uma batalha por iscas. Quando os potes de caranguejo são lançados na baía, os golfinhos atacam os peixes mortos antes mesmo que os caranguejos possam se aproximar. Preocupados com a segurança dos golfinhos, o conservacionista da vida selvagem Rodney Peterson colaborou com o Dolphin Discovery Center em Bunbury para filmar esse comportamento único.

A equipe de cineastas, conservacionistas e pesquisadores trabalhou por dois anos para desvendar os segredos dos ladrões de iscas de caranguejo.

As câmeras subaquáticas capturaram os golfinhos usando suas habilidades notáveis, incluindo seus focinhos, mandíbulas e dentes, para pegar as iscas dos potes de caranguejo. Surpreendentemente, mesmo quando as iscas eram colocadas sob os potes ou guardadas em caixas trancadas, os golfinhos rapidamente encontravam uma maneira de obtê-las.

Os especialistas em comportamento animal que analizaram as imagens, ficaram impressionados com a complexidade das interações entre golfinhos e caranguejos na Baía de Koombana. Segundo eles, a resolução de problemas físicos e mentais envolvidos nesse comportamento é notável.

Alex Grossman, um cineasta voluntário do projeto, disse ao WordsSideKick.com que, como apenas alguns golfinhos participam do comportamento, roubar iscas de caranguejo pode ser mais por “diversão” ou “conveniência” do que por motivos de fome.

Essa observação destaca a inteligência dos golfinhos e como eles adaptam seu comportamento para atender às suas necessidades. No entanto, existe a preocupação de que esse comportamento possa ter desvantagens para a população local de golfinhos, devido aos riscos envolvidos.

Golfinho engenhosos roubam iscas de caranguejo em vídeo inédito
Um golfinho puxando a isca de um pote de caranguejo na Baía de Koombana. Imagem: The Dolphin Discovery Center

A isca de caranguejo que os golfinhos estão roubando não é tão nutritiva e o risco de ficar enredado ou ferido por equipamentos é alto, especialmente porque os caranguejos enrolam a isca de maneiras mais complexas.

Felizmente, pesquisadores desenvolveram um método “seguro para os golfinhos” usando malhas fortes conectadas aos potes de caranguejo, o que pode promover a coexistência pacífica entre golfinhos e caranguejos na região.

“A isca é colocada dentro de uma malha forte conectada ao pote por um gancho de metal”, explica o Dolphin Discovery Center.

“Os animais examinam o pote com ecolocalização e visão, aprendem que não pode ser aberto e nadam. Deixando golfinhos mais saudáveis, caranguejos felizes e a prova de que a coexistência pode funcionar.”

Compartilhar