Vídeo de protozoários de cupins leva prêmio da Nikon em 2021

Mateus Marchetto
Imagem: Fabian J. Wenston / Small World in Motion 2021

Todos os anos a empresa Nikon promove uma competição de filmagens microscópicas chamada Small World in Motion, atingindo em 2021 a sua décima primeira edição. O ganhar do prêmio deste ano, como veremos, registrou um vídeo vibrante de protozoários simbiontes de cupins em laboratório.

Fabian Weston foi o pesquisador que registrou as imagens, mostrando dezenas de protozoários se movimentando sobre o meio de cultura. O mais impressionante é que o autor utilizou um microscópio dos anos 70 para registrar as imagens, mostrando a importância mesmo de equipamentos de microscopia mais antigos.

Os organismos mostrados no vídeo, em particular, são extremamente importantes para os cupins. Isso porque os insetos não possuem enzimas que possam digerir a celulose da madeira que eles comem. Assim, estes protozoários simbióticos digerem a celulose e deixam resíduos de açúcares digeríveis para os cupins. Os dois saem ganhando.

Confira o vídeo vencedor abaixo:

Weston relata, contudo, que o trabalho levou meses para chegar ao resultado final. Isso porque estes microrganismos (que vale ressaltar, não são bactérias, fungos ou vírus) não sobrevivem em ambientes com oxigênio. Portanto, o pesquisador precisou criar um meio anóxico e com alta quantidade de sais.

“Eu tentei muitos métodos, mesmo preparar minha própria solução salina. Eles são muito sensíveis ao oxigênio, então eu tive que remover o máximo de gás possível da solução.”, afirma o ganhador.

Outros premiados além dos protozoários

Em segundo lugar na competição, a Doutora Stephanie Hachey e o Doutor Christopher Hughes registraram uma incrível time-lapse de dez dias nu laboratório de Biologia Celular da Universidade da Califórnia. O protagonista: um tumor sintético crescendo e realizando metástase, com cores chamativas de vermelho e azul.

Logo em seguida, em terceiro lugar, vem o ucraniano Andrei Savitsky, com um vídeo em altíssima definição de uma pulga d’água dando a luz a seus filhotes sobre um fundo preto.

Contudo, Wenston chamou a atenção dos jurados devido ao seu objetivo de retratar a importância dos protozoários para o ecossistema. Estes microrganismos são parentes bastante próximos das algas, ambos pertencendo ao reino protista, e são bastante importantes para corais, vegetais e estão entre os seres vivos mais numerosos no planeta.

“Nós estamos vivendo um momento incrível no qual temos a habilidade para capturar e compartilhar imagens científicas de alta qualidade.”, diz o porta-voz da Nikon Eric Flem.

A lista dos ganhadores da competição está disponível no site oficial Small World in Movement.

Compartilhar