Connect with us

Hi, what are you looking for?

Pets

Veja como calcular a idade de seu cão – e não é só multiplicar por sete

Você já deve ter ouvido dizer que para calcular a idade de seu cão, de forma proporcional aos humanos, basta multiplicar por sete, mas está errado.

Veja como calcular a idade de seu cão
(Créditos da imagem: Pixabay)

Um cachorro vive muito menos do que os humanos – geralmente menos do que vinte anos. Você já deve ter ouvido dizer que para calcular a idade de seu cão, de forma proporcional aos humanos, basta multiplicar por sete.

Essa afirmação, entretanto, é apenas mais um dito popular, um boato e está, na verdade, cientificamente errada. Mas há um método um tanto preciso para fazer esse comparativo.

Esse erro se dá por um fator óbvio: cães e seres humanos não envelhecem com uma proporção igual. Caso fosse, um gráfico de envelhecimento seria reto, e não é o que se verifica no gráfico abaixo.

Continua depois da publicidade

A vida, de forma geral, possui quatro momentos, que podem ser divididos em infância e adolescência, vida adulta e o último é o período idoso. Essa separação, entretanto, varia entre as espécies.

Por exemplo, um ser humano tem uma longa infância, já que precisamos aprender muita coisa. Dependemos dos pais até muito tardiamente, enquanto muitos animais ficam independentes mais cedo.

Em um cão, varia um pouco de acordo com a raça também, mas generalizando, um cão de 2 anos teria uma idade comparável a um humano de 40, e um cão de 4, a um humano de aproximadamente cinquenta – matando o padrão.

Continua depois da publicidade
Saiba como calcular a idade de seu cão
(Imagem: Pixabay)

Então, como calcular a idade do meu cachorro?

Para calcular de forma cientificamente mais precisa a idade proporcional de seu cão a um humano, primeiro, você deve descobrir o logaritmo natural do número referente a idade dele. 

Logaritmo é uma operação matemática onde: o logaritmo de x é a potência que um número Y qualquer deve ser elevado para ser igual a x. No caso, buscamos o logaritmo natural; nessa operação, esse número Y é um número irracional que chamamos de e, de valor aproximado em 2,71828.

Parece complicado mas não é: por exemplo, qualquer número elevado a zero é um. Portanto, o logaritmo natural de 1 é zero, já que 2,71 elevado a zero é um. O valor que você elevar o número será o valor do logaritmo.

Para facilitar, você não precisa ficar fazendo contas – estamos na era da informação. O google possui uma calculadora de logaritmos. Basta pesquisar por logaritmo natural de X, onde X é o valor que você busca, e ele te dará o resultado.

Continua depois da publicidade

Fique atento, precisa ser o logaritmo natural, que segue a base 2,71828. Depois, basta multiplicar o valor por 16 e somar 31 (nessa ordem). Portanto, se meu cachorro tem 3 anos, equivale a um humano com cerca de 48 (1,09 x 16 + 31 = 48,44).

Como eles chegaram nessa fórmula?

Ao Science Alert o bioengenheiro Trey Ideker disse: 

“Isso faz sentido quando você pensa sobre isso – afinal, um cachorro de nove meses pode ter filhotes, então já sabíamos que a proporção de 1: 7 não era uma medida precisa da idade”.

Continua depois da publicidade

Para chegar nessa fórmula, os pesquisadores compararam o acúmulo de moléculas do tipo metil no envelhecimento dos humanos e dos caninos, e assim eles puderam traçar um padrão. O metil é como um relógio epigenético.

A pesquisa pode ajudar na criação de tratamentos anti envelhecimento, e ajudar na compreensão do envelhecimento dos cães para melhoria de qualidade de vida dos pets e melhorias no atendimento veterinário.

O estudo científico foi publicado no periódico Cell Systems.

Continua depois da publicidade

Nota: matéria atualizada de uma versão de agosto desse ano.

Avatar
Publicado por

É divulgador científico por paixão. Gradua-se em Física pela UFSCAR e atua principalmente na Ciencianautas e SoCientífica.


Populares hoje

Física & Química

O urânio é um elemento químico famoso pela aplicação em usinas de energia nuclear e bombas atômicas. Esse elemento radioativo tem o número atômico...

Planeta & Ambiente

Os filmes de ficção científica sempre nos fazem imaginar acerca de como seria o mundo caso um alienígena usasse seus “poderes” contra os humanos....

Plantas & Animais

Resgatar um animal é uma tarefa bastante complicada. Agora, imagine ter que salvar uma manada de uma espécie de girafa em extinção, que estão...

Notícia

Há 20 mil anos, a Terra estava passando pela mais recente de suas eras glaciais. Devido a alterações na atmosfera do planeta, enormes coberturas...