Uma nova esperança para a prevenção do câncer de mama

Lorena Franqueto
Vacinação para prevenção do câncer de mama: uma esperança para o futuro da Medicina. Imagem: Ffuhlert disponível Pixabay

Após tantas pesquisas, um teste em humanos para uma vacina inédita contra o câncer está prestes a começar. Essa notícia, além de chocar comunidade científica, traz uma nova esperança, principalmente, para a prevenção um tipo específico de câncer de mama, chamado de triplo negativo.

A forma triplo negativo da doença representa baixas porcentagens de todos os cânceres de mama, mas representas altas taxas de morte entre as mulheres. Além disso, esse tipo comumente provoca os casos de retorno da doença.

Por fim, cabe ressaltar, é mais comum em mulheres com menos de 40 anos, latinas e negras.

pink ribbon ga5178c3e3 1920
Imagem por Marijana1 disponível em Pixabay.

As características do câncer de mama triplo negativo

Primeiramente, cabe ressaltar que essa doença possui vários subtipos e divisões. Assim, podemos avaliar o câncer de mama com base no local de origem, pela presença ou ausência de receptores hormonais, pelo potencial avanço do tumor e pela extensão.

Em resumo, o tipo triplo negativo é mais agressivo e tende a aparecer em outras partes do corpo. Mais precisamente, o tumor divide rapidamente e, em termos médicos, provoca as conhecidas metástases.

Por isso, uma nova esperança para prevenção do câncer de mama pode ser um alívio entre as mulheres.

Infelizmente, esse forma da doença é difícil de tratar, e os médicos recorrem à quimioterapia. Essas dificuldade acontece porque as células cancerígenas (triplo negativas) não possuem receptores para hormônios em sua superfície.

Assim, a ausência desses receptores impedem, em termos mais específicos, o controle crescimento do tumor e a divisão das células.

61795ba338046100183ee10b
Pesquisadores responsáveis pelo novo experimento de prevenção ao câncer de mama. Imagem por Shawn Green/Cleveland Clinic disponível em Insider.

A nova expectativa para prevenção de tumores na mama

Na última semana, uma clínica de Cleveland, Ohio lançou seu projeto para testar a primeira injeção que poderá prevenir o câncer triplo negativo. Após aprovação do FDA (USA Food and Drug Administration), os testes em humanos finalmente acontecerão, já que os outros testes clínicos já foram conduzidos previamente.

A vacina desenvolvida pelos pesquisadores tem como foco uma proteína conhecida como alfa-lactalbulmina, comumente expressa nos casos da doença. Tendo isso em vista, o objetivo das injeções é preparar o sistema de defesa para lutar contra os tumores de mama que expressem a molécula proteica.

Além disso, estará presente na vacina uma medicamento também capaz de alertar o sistema imune e impedir o crescimento exagerado das células.

A condução do estudo

À princípio, o estudo incluirá entre 18 a 24 pacientes. Elas devem ter sido tratadas, nos últimos três anos, para estágios iniciais de câncer de mama triplo negativo. Depois dessa seleção das participantes, as mulheres receberão três doses da vacina com intervalos de 2 semanas entre cada uma.

Por fim, os cientistas iniciarão com doses baixas e uma amostra pequena a fim de monitorar mais precisamente as variáveis do estudo e garantir uma segurança no procedimento. Ademais, os pesquisadores esperam que o estudo seja finalizado em setembro de 2022.

De acordo com os pesquisadores, o objetivo inicial é visualizar o valor das doses administrar e, na sequência, avaliar os efeitos no sistema de defesa. Se bem sucedidas, as vacinas mudaram a forma de controle do câncer de mama e poderão aumentar a expectativa de vida das mulheres.