Tubarão é gravado enquanto ‘caminhava’ sobre a terra

Dominic Albuquerque
Imagem: Discovery’s Shark Week

É comum evitarmos o oceano quando temos medo da água ou de se esconde abaixo dela, como o tubarão. Contudo, essas criaturas estão presentes não apenas no mar, como também em ilhas — e às vezes até na terra. O vídeo de um tubarão fazendo exatamente isso viralizou nas redes, e é uma visão impressionante.

Pelo menos nove espécies de tubarões são conhecidas pelo uso das barbatanas para se locomover em águas rasas, e algumas delas também conseguem dar breves passeios na terra. uma equipe teve a sorte não apenas de presenciar tal aventura, mas também gravar a cena por completo.

O vídeo é do documentário Island of the Walking Sharks (Ilha dos Tubarões Ambulantes, em tradução livre), filmado na Papua Nova Guiné e apresentado por Forrest Galante, no Discovery Channel.

Galante chega a afirmar que essa foi a primeira vez que uma espécie foi registrada andando, mas a afirmação obteve críticas no Twitter.

Como Kevin Connor observou numa thread, esse comportamento é conhecido o suficiente ao ponto da Conservation International estar trabalhando com locais da Indonésia e várias instituições de pesquisa para estudar essa fascinante família de tubarões capazes de realizar tal feito.

Ainda assim, mesmo que Galante não tenha capturado algo completamente novo, não deixa de ser um vídeo impressionante de algo que possivelmente 99% do planeta sequer sabia que existia.

A maioria das vezes em que os tubarões andam é no fundo do mar. Ficar plano no chão os permite colocar a cabeça sob rochas e corais, de maneira a caçar presas, que podem ser pequenos peixes ou invertebrados. Nove espécies de tubarões vivendo na Nova Guiné, Austrália e pelo menos três ilhas da Indonésia são conhecidos por andar dessa forma. Como quatro deles foram descritos de forma científica apenas em 2020, é possível que existam outros ainda não conhecidos.

Não se sabe quantos tubarões de fato apresentam tal comportamento, mas alguns deles se adaptaram bem à retornar ao oceano.

Embora o ancestral dos vertebrados terrestres tenha sido um peixe ósseo, e não um tubarão, os tubarões ambulantes provavelmente nos dão a melhor chance de analisar como essa evolução ocorreu.

Compartilhar