Tubarão branco Katharine é encontrada após desaparecer misteriosamente

Erik Behenck
Tubarão branco Katharine reaparece. (Imagem: OCEARCH)

O grande tubarão branco Katharine, que mede mais de quatro metros, ficou desaparecido do sistema de rastreamento por um ano. Mas, para a surpresa dos pesquisadores, ele voltou a ser localizado.

Ela é acompanhada pela OCEARCH, uma empresa de pesquisa que segue o Katharine e outros grandes tubarões brancos na faixa noroeste do Oceano Atlântico. Assim, Katharine estava sumido desaparecido desde maio de 2019.

Entenda a história do tubarão branco Katharine

Faz 7 anos que o grande tubarão branco Katharine é rastreado, a ideia era que ela havia sumido por falta de bateria no aparelho. Mas, uma nova informação colocou dúvida na questão. A fêmea estaria escondida na costa da Virgínia, nos Estados Unidos, numa região chamada Área de Forragem Compartilhada do Noroeste do Atlântico (NASFA).

Os pesquisadores da OCEARCH deram esse nome para a região porque muitos tubarões monitorados acabavam parando por ali entre o inverno e o começo da primavera. Aliás, esse acompanhamento é feito por meio do z-ping, que envia um sinal para o satélite, ajudando a encontrar a localização.

O reaparecimento do tubarão branco

Desde o seu desaparecimento, em meio de 2019, surgiram algumas hipóteses. Primeiramente a equipe descartou possíveis problemas com o z-ping do tubarão branco Katharine. Mas, na sequência ela mandou três z-pings, fazendo com que os cientistas tivessem uma ideia de sua localização.

“Nosso provedor de rastreamento por satélite fez uma análise aprofundada dos z-pings de Katharine e conseguiu produzir uma estimativa extremamente aproximada de onde ela pode estar”, escreveu a equipe em 7 de abril de 2020. “A análise mostra que há uma chance de ela poderia estar a cerca de 200 milhas da costa da Virgínia”.

Vídeo mostra captura de Katharine, em 2017, para inserção de chip rastreador.

O rastreador é ativado quando o tubarão rompe a superfície por pelo menos 90 segundos, sendo que o ping deve ser executado três vezes seguida. Dessa forma, é possível que os pesquisadores descubram a localização precisa do animal.

Os cientistas da OCEARCH acreditam que a bateria do transmissor dure 5 anos, mas como está instalada há 7, então poderia ser a causa do problema. Contudo, surpreendentemente o equipamento voltou a funcionar e emitir sinais.

Os pesquisadores informaram ainda que Katharine pode estar cerca de 320 quilômetros da costa da Virgínia. Ainda assim, não é possível afirmar com precisão qual é a localização do animal.

Conheça mais sobre Katharine

Katharine foi identificada em 20 de agosto de 2013, quando era uma sub-adulta, medindo 4,2 metros e pesando 1.043 quilos. Aliás, como isso foi 7 anos atrás, deve ter crescido.

Conforme o fundador da OCEARCH, Chris Fischer, hoje é um tubarão adulto, no seu auge produtivo. “Faz sete anos. Uma das coisas que não entendemos é a taxa de crescimento quando atingem esse tamanho”, comentou.

Um tubarão branco fêmea pode medir até 4,8 metros de comprimento, sendo que os maiores podem chegar até a mais de 6 metros. Esse grande tubarão branco que estamos falando tem até uma conta no Twitter, conhecida por Katharine Lee Bates, natural de Cape Cod.

Compartilhar