Entenda a diferença entre transformações químicas e físicas

Mateus Marchetto
Imagem: István Asztalos/Pixabay

Uma transformação, nas áreas da química e da física, é uma mudança na matéria. No entanto, cada uma destas ciências trata das transformações de forma diferente. Seja para o vestibular, ou simplesmente para entender a natureza, a diferenciação entre estes dois processos é de suma importância. Então vamos nos aprofundar um pouco mais nos eventos por trás de transformações químicas e físicas.

Para resumir, uma transformação química envolve reações químicas, que por sua vez vão formar novos compostos ou substâncias. Já a transformação física exige que a substância continue sendo a mesma, apenas com alteração do seu estado físico ou organização da matéria.

Transformações químicas: fogo e café

Quando ocorre uma reação química os átomos de uma certa substância (ou mais) reorganizam suas ligações, formando novos compostos e substâncias. Por exemplo, quando queimamos madeira, o calor faz com que os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio da celulose formem novas ligações, gerando como resíduo gás carbônico e água.

Pense numa xícara de café. Quando misturamos leite ao conteúdo da xícara, as moléculas do café e do leite irão formar uma nova substância, que não pode ser, praticamente, separada. Portanto, uma transformação química, em geral, é irreversível a não ser por meio de outra reação química.

valentines day 624440 1920
Imagem:  Jill Wellington / Pixabay

Outro exemplo de transformação química é a ferrugem. Isso porque a transformação química depende, também da colisão e da reatividade entre moléculas. A reatividade, por conseguinte, define a capacidade de certa substância reagir com outra para formar um novo composto. Assim, o ferro em contato com o oxigênio reage, ao longo do tempo, e forma a ferrugem: um novo arranjo molecular.

O mesmo não acontece com o ouro, por exemplo, que tem uma baixa reatividade com o O2.

Transformação física e a identidade química preservada

Quando transformações físicas ocorrem, a identidade química não muda. Ou seja, não há rearranjos das ligações entre as moléculas, apenas mudança no estado do material em si. Por exemplo, quando ferve-se água: o vapor que se forma continua sendo H2O, mesmo que agora na forma gasosa.

Assim, todas as mudanças de estado físico são, também, transformações físicas. Quando você passa álcool na mão e o composto evapora, quando a umidade do ar se condensa na superfície de um copo gelado, quando o gelo derrete, todos estes são eventos de transformação física.

cup 939479 1920
Imagem:  insightzaoya/ Pixabay

O mesmo acontece, fisicamente, quando se rasga uma folha de papel. Ou seja, o papel continua sendo, quimicamente, papel, ainda que o arranjo da matéria tenha mudado (nesse caso, deixado de ser uma folha para passar a ser dois pedaços rasgados).