Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

T. rex tinha um senso de olfato incrível, sugere estudo genético

O grande carnívoro tinha um nariz poderosíssimo, estudo sugere que seus parentes vivos também tem.

Não é de hoje que se imagina que esses grandes comedores de carne e seus parentes próximos tinham um ótimo olfato, mas um estudo publicado na última terça-feira pelo Proceedings of the Royal Society B tenta quantificar quantos de seus congêneres teriam herdado tal habilidade.

O estudo se concentra na forma geral do cérebro dos dinossauros, utilizando seus parentes vivos mais próximos: as aves.

De um modo geral, aves vivas com receptores mais olfativos – proteínas que se ligam a moléculas específicas de odor – tendem a ter bulbos olfativos desproporcionalmente grandes, as regiões do cérebro que processam os cheiros.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Leia também: Encontrada rara evidência de elo perdido entre os dinossauros e as aves modernas.

Os pesquisadores buscaram nas literaturas científicas tamanhos de bulbos olfativos e mediram as proporções de tamanho do cérebro de 42 aves vivas, duas aves extintas, do jacaré americano e 28 dinossauros não-aviários extintos.

Quando os pesquisadores projetaram o modelo resultante de criaturas vivas de volta aos dinossauros, eles descobriram que o Tyrannosaurus rex provavelmente tinha entre 620 e 645 genes que codificam seus receptores olfativos, um número de genes apenas um pouco menor do que os das galinhas e gatos domésticos de hoje.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Leia também: O Brasil é um dos lugares mais importantes do mundo para a pesquisa de dinossauros.

Mas o cheiro serve apenas para encontrar comida. Os animais usam odores para reconhecer seus parentes, marcar seus territórios, atrair parceiros, detectar predadores e muito mais.

Os pesquisadores dizem que estudos futuros também podem rastrear os trade-offs inerentes à evolução sensorial ao longo do tempo, como o enfraquecimento do olfato de alguns mamíferos aquáticos à medida que seus ancestrais se movem para a água.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

ADAPTADO DE: T. rex had amazing sense of smell, gene study suggests. [National Geographic]

Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Faça um comentário

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.