Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Supostos ossos de apóstolos de Jesus são de outra época, revela datação

Uma datação mostrou que parte dos ossos na verdade pertencem a um indivíduo que viveu séculos depois do santo.

ossos de apóstolo de Jesus São Felipe
O pé mumificado que se acredita ser de São Filipe. (Kaare Lund Rasmussen)

A igreja de Santi Apostoli em Roma há muito afirma ter os restos mortais de dois dos apóstolos de Jesus, São Tiago e São Filipe, mas uma nova investigação científica sugere fortemente que esses antigos pedaços de ossos não são tão “sagrados” como se pensava.

Uma datação mostrou que parte dos ossos dos ‘apóstolos de Jesus’ na verdade pertencem a um indivíduo que viveu séculos depois do santo, segundo um estudo publicado na revista Heritage Science.

Os ossos podem ser encontrados em Santi Apostoli em Roma, uma igreja católica romana do século VI que foi construída em homenagem a São Filipe e São Tiago, o Jovem, este último dos quais alguns estudiosos acreditam ser irmão ou parente próximo de Jesus Cristo. Pouco resta dos esqueletos hoje, mas a coleção inclui uma tíbia e um pé atribuídos a São Filipe e um osso do fêmur atribuído a São Tiago. 

Publicidade. A leitura continua abaixo.
ossos de apóstolo de Jesus

Fragmentos de fêmur supostamente pertencentes a São Tiago, o Jovem. (Rasmussen et al. / Heritage Science )

Os pesquisadores analisaram os ossos dos dois indivíduos, um se mostrou demasiado jovem para pertencer a um apóstolo de Jesus, já os restos mortais do outro individuo estavam muito deteriorados para oferecerem uma datação confiável.

Relacionado:

Ainda não está claro a quem esses ossos em Santi Apostoli pertenceram, mas aparentemente, eles foram de alguma forma recolhidos por engano no processo de mover os restos de um lugar para outro ao longo dos séculos. 

“Consideramos muito provável que quem mudou este fémur para a igreja de Santi Apostoli acreditou que pertencia a São Tiago. Eles devem ter tirado de um túmulo cristão, por isso pertencia a um dos primeiros cristãos, apóstolo ou não ”, disse Kaare Lund Rasmussen, autor do estudo e professor associado do Departamento de Física, Química e Farmácia da SDU, em um comunicado.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

 

Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.