Submarino robótico captura imagens inéditas sob geleira na Antártica

Milena Elísios
Os pesquisadores precisavam perfurar quase 2.000 pés de gelo para medir a temperatura da água onde a Geleira Thwaites se conecta pela primeira vez com o oceano. (Jeremy Harbeck / NASA / OIB)

Ao oeste da Antártica, uma geleira do tamanho da Flórida está perdendo gelo mais rápido do que nunca. A geleira de Thwaites está contribuindo com 4% do aumento do nível do mar anualmente. Agora um submarino robótico chamado Icefin que explora as águas gélidas da Antártica e ajuda os cientistas a monitorar e entender melhor as condições de Thwaites, capturou um vídeo inédito do fundo do oceano logo abaixo da geleira instável.

O veículo robótico investigou a linha de mudança entre o local onde Thwaites repousa no fundo do oceano e onde flutua sobre a água. A geleira já responde por cerca de quatro por cento do aumento global do nível do mar. Os pesquisadores temem que um ponto de inflexão na estabilidade de suas fundações possa resultar em um colapso da geleira que poderia aumentar o nível do mar em até meio metro.

A ilustração mostra a linha de aterramento onde a geleira se encontra com o fundo do oceano, o local em que o submarino robótico gravou as imagens e coletou dados. (Imagem: antarcticglaciers.org/CC BY-NC 4.0)

Ao estudar Thwaites, os pesquisadores esperam entender mais sobre a probabilidade de que a geleira do tamanho da Flórida possa atingir a instabilidade nas próximas décadas.

O submarino robótico Icefin nadou mais de 15 km de ida e volta durante cinco missões. Em duas destas missões passou pela a zona de aterramento, que é o mais próximo possível do local onde o fundo do mar encontra o gelo. Graças às imagens capturadas pelo Icefin, os pesquisadores puderam entender melhor as interações incríveis de gelo impulsionadas por sedimentos na chamada linha de aterramento e pelo derretimento rápido da água quente do oceano.

O submarino robótico Icefin fornece imagens e dados inéditas do fundo da geleira Thwaites, na Antártica, na zona de aterramento.

Nos próximos meses e anos, os pesquisadores do ITGC, publicarão vários estudos com as descobertas completas com base nos dados sem precedentes coletados pelo Icefin.

A série de pesquisas que os cientistas realizaram incluiu medições sísmicas e de radar e o uso de brocas de água quente para fazer buracos entre 300 e 700 metros nas profundezas do oceano e do leito glacial abaixo do gelo de Thwaites. Os cientistas também pegaram núcleos de sedimentos do fundo do mar e no chão abaixo da geleira para examinar a qualidade do ponto de apoio que ela oferece.

Segundo a equipe de pesquisa esses novos dados fornecerão uma nova perspectiva dos processos que estão ocorrendo, para que possamos prever mudanças futuras com mais certeza. Enquanto isso, resta-nos apenas observar a natureza, enquanto ainda temos algo para ver.