Solar Orbiter capturou Vênus, Terra e Marte em imagens incríveis

Universe Today
ESA / NASA

A nave espacial Solar Orbiter está indo em direção ao centro do Sistema Solar, com o objetivo de capturar as imagens mais próximas já tiradas de nosso Sol. Mas durante seu voo, a espaçonave se voltou para trás para olhar em direção a sua casa. Ela capturou Vênus, Terra e Marte juntos, a cerca de 250 milhões de quilômetros de distância.

Vênus está à esquerda, Terra (meio) e Marte (direita). As estrelas são visíveis ao fundo. Confira:

Solar Orbiter
A espaçonave Solar Orbiter obteve esta imagem de três planetas do Sistema Solar: Vênus (esquerda), Terra (meio) e Marte (direita). As estrelas são visíveis ao fundo. Imagem tirada em 18 de novembro de 2020. (ESA / NASA)

Esta imagem une um grande grupo de fotos tiradas de nosso planeta natal de missões como Voyager, Cassini, Mars Express, e Mars Reconnaissance Orbiter.

O Solar Orbiter foi lançado em fevereiro de 2020 e devolveu suas primeiras imagens em julho de 2020, incluindo a visão mais próxima já capturada do Sol. A Heliospheric Imager (SoloHI) é um dos dez instrumentos na espaçonave. Ele gravou a imagem e o vídeo curto, abaixo. Ele estava olhando para o lado do Sol para capturar detalhes sobre o vento solar e a poeira interplanetária, quando mostrou os três planetas.

Relacionado: Como a NASA contata as sondas distantes?

Vênus é o objeto mais brilhante do vídeo, a aproximadamente 48 milhões de quilômetros de distância do Solar Orbiter. A distância à Terra era de 251 milhões de quilômetros, e Marte estava a 332 milhões de quilômetros de distância.

Levará cerca de dois anos para que a nave espacial alcance seu ponto de mira para ter a melhor visão do Sol. Um dos objetivos da missão é tirar as primeiras imagens das regiões polares do Sol, o que ajudará os cientistas a entender melhor a dinâmica da estrela.

O Solar Orbiter aproveitará os impulsos gravitacionais resultantes dos flybys da Terra e de Vênus para fazer a viagem. No momento da gravação, a nave se aproximava de Vênus para sua primeira passagem aérea de assistência gravitacional, o que aconteceu em 27 de dezembro. Vênus e as naves espaciais terrestres aproximarão a nave do Sol e inclinarão sua órbita a fim de observar nossa estrela de diferentes perspectivas.

Solar orbiter captura foto unica 1280x905 1
Impressão artística da espaçonave Solar Orbiter durante um sobrevoo da Terra.
(ESA)

Você pode rastrear a localização do Solar Orbiter com esta tabela interativa. A nave fará sua segunda passagem aérea de Vênus em agosto de 2021, e a da Terra em novembro de 2021.