Seria o ‘Omuamua uma nave vinda de um lugar muito distante? Astrônomos afirmam que não

Damares Alves

O estranho objeto interestelar que veio de algum lugar das profundezas do universo voltou a ser alvo de pesquisas astronômicas.

No ano passado um artigo da astrofísica de Harvard Avi Loeb, sugeriu a possibilidade de que a enorme rocha em forma de charuto fosse uma sonda alienígena. O estudo acendeu uma fagulha de esperança de que poderia existir vida inteligente fora do sistema solar.

Agora novo estudo publicado pela publicada na Nature Astronomy lançou um enorme balde de água fria sobre essa ideia.

Pesquisadores da universidade de Maryland afirmam que a hipótese da espaçonave alienígena é uma ideia divertida, mas análises sugerem que há toda uma série de fenômenos naturais que poderiam explicá-la.

O que torna o ‘Omuamua um alvo de tantas especulações é tanto o fato de ele ter vindo de partes longínquas e desconhecidas do universo como também o por ser diferente de todo e qualquer cometa ou asteroide já visto antes.

A grande rocha de forma peculiar é provavelmente fragmento planetesimal (um planeta ainda em processo de formação) que foi ejetado para o espaço.

Isso é mais comum do que se pensa, interações gravitacionais com outras estrelas e planetas podem lançar planetesimais para o espaço interestelar.

O artigo cientifico foi publicado na Nature Astronomy.